professores da rede municipal passam por capacitação profissional

Professores da rede municipal passam por curso de capacitação

Cerro Negro –  Aproximadamente 45 professores da rede municipal de ensino trocaram nesta segunda-feira (19) o hábito de ensinar pelo prazer de aprender.  De educadores eles passaram à  aprendizes, em busca de conhecimento e novos métodos para exercitar em sala de aula. O curso de capacitação, realizado na sala de reuniões da secretaria municipal educação, foi ministrado pelos mestres Renato Rodrigues, Tânia Aparecida Furtado de Souza e Ricardo Leoni Martins da rede Univest de ensino. Foram duas etapas. A primeira realizada no mês de fevereiro. De acordo com a secretária de educação, Sirlene Kley Barbosa, a preocupação é manter o quadro de profissionais sempre bem atualizados. “a importância desse tipo de preparação está no aprimoramento de seus conhecimentos e na modernidade dos  novos métodos utilizados na atualidade para propiciar um melhor aprendizado aos alunos em sala de aula”, disse a secretária.

A educação e o processo de ampliação de permanência da criança na escola, os nove anos no processo educacional contemporâneo, as dimensões psicológicas da dificuldade de aprendizagem, a psicanálise moral e o caminho da autonomia do ensino para o desenvolvimento e abstração do conhecimento, foram alguns dos temas trabalhos na habilitação. Além disso, a motivação e a auto-estima também tiveram seu espaço durante as duas etapas realizadas.

A professora Gilcéia Matos Duarte, que foi uma das participantes da especialização, salientou o quanto é importante esse tipo de aprendizado. “A maioria dos colegas professores são formados e graduados. Mas acontece que a educação passa por transformação constante, por isso esse tipo de atividade é importante para cada um de nós, que muitas vezes passam o dia todo dentro de uma sala de aula”, falou. “estamos saindo daqui com uma outra visão, com novas idéias e com métodos diferentes de lecionar e transmitir nossos conhecimentos aos alunos que necessitam de uma metodologia fácil e pratica para obterem resultados mais favoráveis no aprendizado”, complementou a professora,  que exerce a função há 14 anos e atualmente leciona no núcleo escolar da comunidade dos beneditos.

A inclusão da 9ª série ao ensino fundamental foi um tema em discussão durante a especialização

Uma questão abordada em grande intensidade no encontro, tem a ver com a nova legislação do governo federal, onde os Municípios terão  à obrigação de implantar a 5ª série do ensino fundamental até o ano de 2011 nas escolas da rede municipal.  Será responsabilidade dos Municípios arcarem com a manutenção das cinco primeiras séries iniciais, ao invés das quatro primeiras como vem acontecendo. Já o estado ficará responsável pela sexta, sétima, oitava e nona séries do ensino fundamental. A mudança vai acrescentar um ano a mais de estudo no processo educacional dos alunos. Durante o curso, os professores tiveram conhecimento a respeito da nova legislação que entrará em vigor no país a partir de 2011.

Após a etapa final, realizada na segunda-feira, os professores participantes receberam  certificado de conclusão do curso, e mais que isso, saíram  bem mais preparados para ajudar os alunos em sua formação educacional.