Prefeitos participam de videoconferência do Pac2

Orientar os prefeitos quanto à seleção de propostas para projetos e obras em áreas como urbanização de assentamentos precários, pavimentação e equipamentos para recuperação de estradas. Foram os objetivos de uma videoconferência realizada nesta terça-feira (08), no auditório da Caixa Econômica Federal, do bairro Coral.De olho nos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac2), os municípios com população de até 50 mil habitantes buscam se habilitar nos programas federais e aproveitaram a videoconferência para tirar dúvidas como o envio de carta consulta em diferentes esferas do governo. O gerente da Caixa, Wanderley Lopes Gomes, explicou que as questões técnicas não serão discutidas neste momento. A prioridade agora é saber quanto há de recursos e inscrever propostas antes que os prazos se encerrem.“Só depois de selecionadas as propostas é que vêm os projetos”, salientou o gerente da Caixa. No caso dos recursos de urbanização e pavimentação, por exemplo, o prazo de envio de carta-consulta vai até 30 de julho. A análise de viabilidade sai até 30 de agosto e a pré-seleção de propostas até 10 de setembro. O presidente da Amures, prefeito de Cerro Negro,l Janerson Delfes Furtado, disse que a videoconferência tem o papel de esclarecer, onde e como os municípios podem buscar recursos.O que ele observa é que existe uma propaganda maciça do Pac2 e que pode frustrar os prefeitos que acreditam que tem dinheiro para tudo. “Temos de ver o que existe de recursos e como podemos acessar a este apoio financeiro para suprir necessidades locais”, declarou. No entendimento de Janerson Furtado, a população tem de ser esclarecida de que não existe “dinheiro a rodo”, e que cada centavo depende de longa tramitação e de projetos altamente complexos.Representantes da superintendência da Caixa, em Criciúma acompanharam a videoconferência. Com exceção de Lages, que possui mais de 50 mil habitantes, todos os prefeitos participaram do evento e tiraram dúvidas sobre as diferentes formas para acessar os recursos do Pac2.