Secretaria de Assistência Social Municipal realiza reunião sobre o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA)

Na última quinta-feira (28), a Secretaria de Assistência Social do município de Cerro Negro, juntamente com a Cooperativa Ecológica de Agricultores Consumidores e Artesãos da Região Serrana de Santa Catarina (ECOSERRA) e o Centro Vianei de Educação Popular realizaram uma reunião na sede da Associação das Mulheres Agricultoras na comunidade de Cruzeirinho. Na ocasião mais de 20 mulheres estiveram presentes. Em pauta estava um possível cadastro de famílias no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

O administrador da Cooperativa Ecoserra Marciano Coelho Correa, a assessora técnica do Centro Vianei de Educação Popular Nayme Pigozzi, e o secretário de Assistência Social Armando Albuquerque Raithz estiveram mediando à reunião. Segundo Marciano da Ecoserra “a proposta do PAA será escrita principalmente para mulheres agricultoras, pois há uma grande possibilidade de que Cerro Negro seja contemplado com a aprovação dessa proposta. Essa medida também serve para incentivar as associações existentes no município” ressaltou.

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), também conhecido como Compra Direta, prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação as entidades socioassistenciais que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A Secretaria de Assistência Social, caso o programa escrito pela Cooperativa Ecoserra, o qual será feito a proposta do PAA a CONAB seja aprovado, será a entidade que ira receber os produtos e realizar a entrega a famílias do município.

Em resumo a proposta é que as famílias se inscrevam no programa através da Cooperativa Ecoserra, a partir do cadastro realizem a entrega dos alimentos, para que a Cooperativa repasse a Assistência Social e então, a Secretaria por fim, repasse os alimentos as famílias em insegurança alimentar e nutricional como prevê o PAA.

A maioria dos produtos produzidos serão frutas e verduras. Segundo Armando Raithz, Secretario da Assistência Social, esta é uma oportunidade que vem ao encontro das famílias que tem produto para entrega ou podem produzir, aumentando sua renda e contribuindo com a segurança alimentar,  também vamos contribuir com mudas e sementes as famílias participantes do programa. A princípio o programa tem prazo de duração de oito meses, mas deve ser prorrogado por mais 16 meses chegando a um total de 24 meses.