Secretaria de Saúde em parceria com demais órgãos municipais apresentou uma peça de Teatro a alunos da Rede municipal e estadual de ensino

Durante a manhã e tarde da quarta-feira (17), a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, Assistência Social, Cras Lúcia Aparecida Mocelin e Conselho Tutelar apresentou aos alunos de 1º a 5º ano da Rede Municipal de Ensino e também aos estudantes da E.E.B Profª Otília Ulysséa Ungaretti uma peça de Teatro sobre o tema: “Planejamento familiar e saúde sexual e reprodutiva”. Essas entidades fazem parte da Rede de Atendimento do município de Cerro Negro.

A história contada, retratava uma família formada por o pai, a mãe e um casal de filhos, ambos menores de idade na fase da adolescência os quais estavam passando por processos de mudanças em seus corpos e também em suas mentes, ou seja, em aspectos físicos e psicológicos. Ao se debaterem com algumas situações as quais lhe geraram duvidas de como agir e proceder, procuraram a ajuda e a orientação dos pais, mas infelizmente, o pai e a mãe mergulhados em seus próprios dilemas não deram atenção necessária aos filhos, o qual ocasionou em diversos problemas na vida de João e Maria, os respectivos nomes dos personagens. João, após não ter suas dúvidas esclarecidas pelo pai, procurou ajuda na internet e conselhos de amigos, o qual sem conhecimento, acabou engravidando sua namorada também menor de idade. Da mesma forma Maria, procurou a ajuda de estranhos, ao passear pelo Parque, encontrou um rapaz o qual lhe pagou um sorvete, Maria se sentiu acolhida e compartilhou seus anseios. O rapaz na verdade era um abusador, o qual aproveitou-se da fragilidade da menina abusando-lhe gerando mais um grande problema a família.

A apresentação da peça procurou passar de forma subjetiva as crianças participantes com a faixa etária de seis a dez anos, os grandes problemas gerados ao procurar ajuda em ambientes e em pessoas erradas, da mesma forma aos pais, os grandes riscos que suas famílias correm ao negligenciarem atenção e informações corretas aos seus filhos.

Além do Teatro, dinâmicas e brincadeiras foram realizadas com as crianças, ambas com o objetivo de orientarem e alertarem as mesmas de como se protegerem dos riscos e perigosos presentes na sociedade.
Os estudantes de todos os Núcleos municipais estiveram presentes acompanhados por seus professores. A Rede de Atendimento também realizou uma fala durante a apresentação da peça se colocando a disposição e salientando aos participantes que ao passarem por qualquer situação em que não se sintam bem ou confortáveis podem recolher aos membros pedindo ajuda. A realização do Teatro também faz parte de uma das ações do Programa Gente Catarina, o qual o município de Cerro Negro é participante.

Confira a gravação da peça na íntegra disponível no Instagram oficial da prefeitura.