Fórmula 1 da Roça movimenta Cerro Negro no final de semana

A agricultura familiar é a base principal fonte econômica do município de Cerro Negro. Apesar das constantes mudanças tecnológicas, para muitos agricultores do município a carreta de boi continua sendo um importante meio de transporte no campo. Neste final de semana, o trabalho deixa de ser nas propriedades e passa a ser numa pista de corrida. Isso mesmo, é a comentadíssima e divertida Fórmula 1 da Roça. Antônio Cezar Varela Vettel (ganhador de 2011), Agostinho da Silva Schumacher, Adão Antunes Hamilton, Loreci Rodrigues Massa e Nenê Graciliana Alonso são alguns pilotos já devidamente garantidos no GP do interior, na tarde deste domingo, com largada às 14 horas, numa pista devidamente preparada, no centro de Cerro Negro.

A Fórmula 1 da Roça faz parte da programação da 5ª Festa do Mel e 2º Festival Cultural da Região dos Lagos, organizados pela Prefeitura Municipal e Paróquia São Francisco de Paula.

O prefeito Janerson José Delfes Furtado (Téba), foi o idealizador da brincadeira que virou sucesso na região e destacou o município positivamente em todo o território catarinense. De acordo com ele, a promessa é que a corrida mobilize um publico de aproximadamente 5 mil pessoas na tarde de domingo. “Por onde passamos todas as pessoas ficam nos perguntando dessa Fórmula 1 da Roça. É uma grande diversão e ao mesmo tempo um resgate na história do povo serrano que muito se utilizou desse tipo de transporte em suas comunidades em épocas passadas e que ainda não foi completamente deixada de lado em nosso município”, relata o prefeito, observando que se trata de uma grande iniciativa que já faz parte da tradição e cultura local.

A F1 da Roça deve contar com a participação de 10 a 15 pilotos, correndo em duplas, de forma eliminatória. O vencedor recebe R$ 1 mil em dinheiro e troféu, o 2º colocado R$ 500 e troféu, o terceiro R$ 400 e troféu, o quarto R$ 300 e troféu, o quinto R$ 200 e troféu e o sexto colocado R$ 100 e troféu.

O piloto Antônio Cezar Varela, conhecido popularmente por “Sebastian Vettel”, por sua habilidade na condução da carreta, se diz preparado para buscar a vitória novamente nesse ano. “Estou pronto para repetir o feito de 2011 quando fui o grande vitorioso. Espero estar novamente deixar os adversários na poeira e na saudade”, brinca o agricultor, bastante empolgado.