Prefeitos acertam criação de Consórcio Regional de Saneamento

A comitiva de prefeito serranos acertou nesta terça-feira, em Brasília com o assessor chefe da Secretaria de Assuntos Federativos da Casa Civil, Gilmar Dominici e com o deputado federal Cláudio Vignatti, realizar um seminário para criação de um Consórcio Regional de Saneamento Básico. Com isso será canalizado recursos para implantar em todos os municípios um sistema de saneamento que contemple a destinação, tratamento e coleta do esgoto.A reunião num dos auditórios da Casa Civil, foi a primeira de uma agenda que se estende até quinta-feira à tarde, em diversos departamentos, ministérios e gabinetes de deputados. O que deixou claro o assessor chefe da Secretaria de Assuntos Federativos é que não haverá dificuldades de liberar dinheiro se for constituído um consórcio e elaborado um plano de ação regional. Só ficará excluído deste sistema, o município de Lages por ter mais de 50 mil habitantes.“O consórcio vai cuidar só do esgotamento, tratamento e destinação final de esgoto. Vai realmente dar uma solução ao problema comum do conjunto de municípios”, explicou o deputado Vignatti que foi o responsável pelo agendamento da reunião. O prefeito de Cerro Negro, Janerson Furtado, representou o presidente da Amures, Renato Nunes de Oliveira, no evento, pois Renatinho só chegou em Brasília para incorporar à comitiva, durante a noite de ontem. “De imediato fiz contato com o presidente da associação e deu sinal verde para realizarmos o seminário. Estamos encontrando assim uma solução integrada e regional. E do ponto de vista da capitação do recurso é mais fácil planejar e atuar em grupo”, observou o prefeito de Cerro Nero. A data do seminário será definida nos próximos dias, de acordo com a agenda da Secretaria de Assuntos Federativos e da Fundação Nacional de Saneamento Básico (Funasa), para haja representação federal no evento.O assessor especial de Assuntos Federativos Júlio Héctor Marin Marin e o chefe da mesma pasta, Gilmar Dominici confirmaram presença no seminário. A justificativa do saneamento básico coletivo é que a região serrana é um dos pontos de recarga do Aqüífero Guarani e com isso será evitada a contaminação do solo e rios em toda região.