Orientações de Saúde Bucal em tempos de Coronavírus

A rotina diária de higiene bucal também é importante, e os cuidados devem ser redobrados, uma vez que, a porta de entrada da infecção é o trato respiratório superior, boca (dentes, gengivas, língua), faringe (garganta) e pulmões. Estudos mostram que os fluídos da boca e do nariz são as maiores fontes de disseminação de coronavírus, que podem sobreviver por mais de 24 horas em temperatura ambiente no metal, vidro, plástico, inclusive nas superfícies plásticas da cabeça da escova, cabo e cerdas de nylon, tornando um local perfeito para encontrar esse vírus.

A saliva abriga inúmeras bactérias, o que faz com que a boca seja um ambiente favorável para a proliferação e crescimento de outros microrganismos, como o coronavírus, além disso, a falta de higiene pode fazer com que a imunidade fique baixa, aumentando os riscos de infecções e lesões da boca.

O paciente que tenha contraído a covid-19 pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja feita da maneira correta. E, ainda, que uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa

Importante também que seja feita a troca de escova dental sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção, para evitar risco de recontaminação, cuidar para que a escova seja armazenada a uma distância da escova dos outros membros da família.

Portanto antes de fazer a escovação, lavar bem as mãos com água e sabão, para não levar as bactérias e vírus até a boca, visitar o dentista regularmente para avaliação bucal, para que outras doenças também sejam evitadas.

Prefeitura Municipal de Cerro Negro

Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Negro