Reunião sobre o consumo das águas no interior do município é realizada
Na manhã da terça-feira (07), foi realizada uma reunião entre a Administração Municipal, prefeito Ademilson Conrado, vice-prefeito Adelar José de Morais, diretor de Meio Ambiente Armando Raithz, fiscal de Vigilância Sanitária Eloise de Jesus, procurador Márcio Athayde Barros, assessor jurídico Gustavo José Barbosa juntamente com o diretor da Amures Walter Manfroi e com o diretor do Consórcio Cisama Selenio Sartori.
Em pauta estava um novo planejamento de gestão dos poços artesianos, redes e consumo de água nas comunidades do interior do município. A possibilidade da criação de um departamento exclusivo para tratar sobre os assuntos relacionados a gestão, qualidade e consumo da água foi citado.
Atualmente está sendo realizado através de uma equipe dá Secretaria de Meio Ambiente um diagnóstico da atual situação dos poços artesianos, onde 11 poços estão em funcionamento administrados pela Prefeitura, dois através de associações e três novos poços serão implantados, sendo um deles localizado na comunidade de 9 de Maio onde a rede irá receber reparos para ser colocada em funcionamento e dois estão aguardando a liberação de recursos para as obras serem finalizadas nas comunidades de Santa Luzia e Linda Vista. Após a realização do diagnóstico, está sendo cogitada a possibilidade de instalação de hidrômetros em cada propriedade pelo interior do município, realizando cobrança de taxa de consumo.
As comunidades de Raithz e São Roque foram foi citada como exemplo, com a Associação São Roque/Raithz onde os moradores adotaram um regime de associação para o gerenciamento do poço, sendo um sistema efetivo onde os moradores não enfrentam problemas com qualidade e falta de água.
A procura da conscientização do uso da água dos poços exclusivamente para o consumo humano é uma das metas a serem colocadas em prática, segundo o diretor de Meio Ambiente Armando Raithz, sugerir novas formas alternativas de coleta de água para serem usadas para outros fins, como a captação da água da chuva, através de cisternas e recuperação de nascentes através da construção de proteções de fonte Estilo Caxambu um trabalho que já vem sendo realizado através da Secretaria da Agricultura em parceria com Meio Ambiente e demais entidades são algumas das ações pensadas.