Prefeitura viabiliza projeto de saneamento básico

O município de Cerro Negro está entre os primeiros da serra catarinense a apresentar o projeto que contemplará 100% do perímetro urbano da cidade.

A entrega aconteceu na tarde de terça-feira (26), no gabinete do prefeito, mediante a presença de secretários municipais e alguns vereadores.

O projeto foi elaborado por uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo engenheiro MSC ambiental, Aldori Batista dos Anjos, tendo um investimento de R$ 85 mil, custeado com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, por intermediação do Deputado Onofre Santo Agostini.

De acordo com o engenheiro, Aldori Batista, o projeto de rede coletora e tratamento das águas servidas, será composto por quatro micro-bacias, as quais serão conduzidas a uma estação de tratamento de afluentes – ETA.

A obra terá um custo total no valor de R$ 2.721.286.

Segundo ele, o projeto já está protocolado nos órgãos financiadores e fiscalizadores – Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e Órgão Estadual de Meio Ambiente – OEMA-SC para posterior aprovação, contemplação e execução da obra.

O prefeito Janerson José Delfes Furtado, o “Téba”, demonstrou satisfação com a boa notícia. Conforme ele, não dá pra negar o astral de felicidade, pois se trata de um projeto de grande importância, visando à melhoria da qualidade de vida da população local. “Os benefícios serão muitos, inclusive na questão de saúde pública. Com a execução do empreendimento, por exemplo, os riscos de se contrair doenças e viroses serão reduzidos drasticamente e isso gera economia aos cofres públicos”, observou o prefeito.

Agora, segundo Téba, inicia a busca por recursos para a viabilização da obra. “Com o projeto na mão fica bem mais fácil angariar os recursos necessários”, admitiu.