Cerro Negro terá serviço de inspeção municipal

Depois de reprovado no primeiro momento, a Câmara de Vereadores de Cerro Negro aprovou na manhã de segunda-feira (29), em sessão ordinária realizada na comunidade de São Roque, distante cerca de 30 km da sede do município, o serviço de inspeção municipal.  O evento, realizado no Salão da Capela, contou com a presença de vereadores, autoridades municipais, convidados e os moradores da comunidade e localidades próximas.

No inicio da reunião, o técnico da Amures, Selênio Sartori, convidado para participar da sessão itinerante, fez uma explanação esclarecedora sobre assunto em questão e orientou os participantes sobre a importância da implantação do serviço no município. Segundo ele, ao contrário do que se pensa, é um projeto muito importante que permite melhorar a renda e a sustentabilidade no campo. “Deve ficar claro que o que está sendo implantado é o serviço de inspeção e não de fiscalização, o qual permitirá a venda dos produtos coloniais em todo o território nacional sem nenhuma restrição”, comentou Selênio.

Para o prefeito Janerson José Delfes Furtado, é uma forma dos agricultores agregarem valor aos produtos e com isso obter maior rendimento e, consequentemente, gerando melhor qualidade vida para a população local. “Cerro Negro se destaca pela produção de mel, no entanto, os produtores comercializam o produto de forma in-natura para os atravessadores. Após a implantação do projeto, eles poderão industrializar o produto e postar diretamente nos estabelecimentos comerciais, acarretando numa melhor lucratividade”, comparou o prefeito.

O programa ira proporcionar o acesso ao serviço de inspeção de produtos de origem animal e vegetal nos 18 municípios participantes da AMURES, através do serviço de Inspeção Municipal – SIM, estando em conformidade à lei federal que constitui o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA.