Proteções de nascentes em Cerro Negro são foco de trabalho de conclusão de Curso de pós-graduação em Agroecologia

Na manhã da quarta-feira (28), a técnica Ana Carla Moraes da Silva Mota, apresentou aos agricultores, parceiros, autoridades e banca de defesa o seu trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Agroecologia realizado no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Campus Lages, com a temática “Impacto ambiental e qualidade da água de nascentes protegidas no modelo caxambu em propriedades rurais do município de Cerro Negro/SC”.

Cabendo destacar que as ações se baseiam em um trabalho conjunto entre parcerias entre agricultores, secretarias de agricultura, meio ambiente, educação, obras, BAESA e Epagri que resultou no número expressivo de 50 proteções no modelo caxambu no decorrer dos anos de 2021 até metade do ano de 2023. Dessas 50 proteções cinco delas utilizadas como objeto de estudo na pesquisa, onde foram avaliadas a qualidade da água e seus impactos ambientais nas nascentes estudadas.

O trabalho foi coordenado pelos professores Luciane Costa de Oliveira e Diego Bittencourt Machado. A banca examinadora foi composta pela engenheira ambiental Juliana Gracietti de Oliveira, pelos professores Roberto Komatsu e Luciane Costa de Oliveira.

Ana Carla comenta:

– A realização desse trabalho foi um grande desafio, no entanto, os resultados obtidos são maiores. A busca de soluções por água em quantidade e qualidade precisa ser feita pensando na melhoria da qualidade de vida no meio rural de forma contínua, para que crises hídricas como as ocorridas entre 2021 e 2022 sejam amenizadas. Também, além das proteções realizadas no modelo caxambu é muito importante que os agricultores que tiveram suas nascentes protegidas façam o isolamento do acesso de animais, que conforme o código florestal estabelece o seu entorno como áreas de preservação permanente, devendo ter um raio mínimo de 15 metros em áreas consolidadas e 50 m em áreas não consolidadas, o que contribuirá na preservação e conservação da água para toda a coletividade dessa e das futuras gerações. Outra questão bastante importante é que não é permitido realizar o armazenamento de água na nascente utilizando máquinas, como por exemplo, a sua ampliação para servir como bebedouro pra animais, sendo o correto da mesma forma é realizar o isolamento da nascente do acesso dos animais e fazer esse armazenamento em outro local, como por exemplo, através de açudes e a disposição de bebedouros em posição elevada utilizando boias.