01º Concurso gastronômico da Agricultura Familiar de Cerro Negro

Na última quarta-feira (23), foi realizado na comunidade do Umbú, a primeira edição do Concurso de gastronomia da Agricultura Familiar de Cerro Negro. Promovido pela Secretaria de Agricultura, Sala do Empreendedor e Epagri, com apoio da Amures, teve como objetivo realizar uma homenagem e comemoração pela passagem do Dia do Agricultor na data de 25 de julho. Além de resgatar a rica culinária nativa, utilizando ingredientes locais e da agricultura, realizando um resgate das receitas das famílias cerronegrenses.
Doze pratos foram apresentados na categoria doce e salgada, avaliados pelas seguintes juradas: Professora do IFSC de Lages – SC Luciane Costa, empreendedora do setor alimentício, membro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e vice coordenadora do Núcleo de Gastronomia de Lages – SC Michelle Freitas e a Extensionista social do escritório da Epagri de Lages – SC Vanessa Melo.
Os critérios utilizados para avaliação dos pratos foram: Apresentação e aparência do prato, utilização de ingredientes regionais/agricultura, sabor e criatividade.
Após a apresentação dos pratos, com o apoio do Sebrae, através do Projeto Cidade Empreendedora, uma palestra sobre Empreendedorismo Feminino foi realizada aos participantes com a palestrante Carine Vanelli.
O evento contou com a presença de demais agricultores locais prestigiando a ocasião, além do prefeito Ademilson Conrado, secretário de agricultura José Erquimides Brunetta, técnica da secretaria e uma das organizadoras do concurso Ana Carla Moraes da Silva Mota, extensionista do escritório da Epagri de Cerro Negro Sirlei Felipe Freitas, patrocinadores da premiação representantes do Sicoob Credicanoas, representante do Sicredi Altos da Serra e as vereadoras Irene Guarda e Margarete Martins.
Ao final, após a somatório dos votos os pratos vencedores foram divulgados, em 5º lugar a vencedora a qual recebeu como premiação um jogo de facas patrocinado pelo Sicredi Altos da Serra foi a produtora de morangos da comunidade Morro dos Cabritos, Maria Denise Camargo com a sua Torta com geleia de morangos.
Em 4º lugar, a moradora da comunidade do Araçá Daniele Samia de Souza, foi a ganhadora de uma garrafa térmica patrocinada pela Lojas Berlanda e de um jogo de facas patrocinado pela Loja Casa da Nona com o seu Bolo de Laranja.

Em 3º lugar, Conceição do Amaral Silva, da comunidade do São Roque, com o seu prato Pernil de porco assado no fogão a lenha recebeu como prêmio uma batedeira patrocinada pelas vereadoras Claudete Camargo, Fernanda Conrado, Irene Guarda e Margarete Martins.
Em 2º lugar, Marlene Raithz, da comunidade de Raithz, com o seu prato Pão caseiro com doce de abóbora cremoso e cristalizado recebeu como premiação uma jarra elétrica patrocinada pelo Restaurante e Pousada Aquárius e uma sanduicheira patrocinada pelo Restaurante Amigos do Mirso.
E a grande vencedora em primeiríssimo lugar, Leonirçe Rodrigue, moradora da comunidade Umbú, com o seu prato Salada, onde resgatou muitos ingredientes utilizados da agricultura recebeu como premiação uma diária com direito a um acompanhante no Camping e Pousada Belo Cerro, patrocinada pelo Sicoob Credicanoas e mais um vale compras de 200 reais patrocinado pela Cooperativa Coopercampos.

As demais participantes que não foram premiados, receberam um mimo patrocinado pela Cresol de Campo Belo do Sul.

Agradecemos a todos os participantes, apoiadores e patrocinadores do nosso evento. Especialmente ao Conselho da comunidade do Umbú por cederem o espaço para a realização do evento e por todo o apoio necessário.