Município de Cerro Negro realiza a 12º Conferência nacional dos direitos da criança e do adolescente e 9º Conferência municipal

O Conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente – CMDCA de Cerro Negro realizou na manhã desta sexta-feira (11), a 12º Conferência nacional dos direitos da criança e do adolescente e 9º Conferência municipal com o tema central “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”

A Conferência foi ministrada pelo psicólogo clínico, professor e consultor em Políticas Públicas Ed Antunes, a qual foi dividida em cinco eixos: Eixo I Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Eixo II Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid 19; Eixo III Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos durante e pós-pandemia; Eixo IV Participação da sociedade na deliberação. execução. gestão e controle social de políticas públicas de promoção. proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico e Eixo V Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia do Covid-19.

Entre os participantes estavam profissionais da Secretaria de Assistência Social do município e Cras Lúcia Aparecida Mocelin, Conselho Tutelar, membros do CMDCA, autoridades como o prefeito Ademilson Conrado, secretária de Assistência Social Maria Rute de Jesus Raithz, coordenadora do Cras Dariani Arruda Rossi, vice-presidente do CMDCA Elizandra Neris e demais servidores das secretarias municipais. Após a explanação dos temas, os participantes foram divididos em cinco grupos, com o objetivo de elaborar propostas de soluções para questões apresentadas nos eixos, as quais serão encaminhadas para as esferas municipal, estadual e federal.

Ao final, foram eleitos mediante votação, seis delegados para representar o município na etapa regional da Conferência, a qual será realizada na capital do estado Florianópolis no próximo ano de 2023.