Usina Garibaldi tem previsão para gerar energia em janeiro de 2012

A usina hidrelétrica Garibaldi, será construída no Rio Canoas, na comunidade do Araçá, divisa entre os Municípios de Cerro Negro e Abdon Batista.

O empreendimento ainda sem um investimento definido, terá 37 metros de altura, 915 metros de largura  e capacidade para gerar 150 megawattz, energia suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes.

Os estudos sobre o impacto ambiental e cadastramento das famílias atingidas iniciam na próxima semana. Atualmente os técnicos estão organizando reuniões para esclarecer os moradores a respeito dessas visitas.De acordo com o engenheiro civil Antônio Banki, esses estudos deverão estar prontos até o final do mês de março. “esses dados serão encaminhados para a Annel, que após organiza o processo licitatório, a principio marcado para junho de 2009, para se descobrir os possíveis investidores do empreendimento”, disse Banki, que é o responsável pela engenharia.Segundo ele, a usina de médio altura, terá três turbinas, e uma diferenciação em relação as demais já construídas na região. “ao contrário das demais, está será construída com lage de concreto compactado a rolo”, explicou o funcionário da empresa Engevix. A obra deverá ser iniciada em janeiro de 2010, e a expectativa é que sejam necessários dois anos e meio para ser entregue. Ainda não se sabe o número de funcionários que serão contratados nesse período.  O Diretor da ETS, empresa responsável pelos estudos sócio-econômico,  Pedro Paulo Voltolini Júnior, ressaltou que esses levantamentos são extremamente importantes para descobrir o número de famílias atingidas, suas benfeitorias e atividades encontradas nas propriedades, para futura indenizações. “É o primeiro passo para garantir o licenciamento do empreendimento”, salientou.O Prefeito de Cerro Negro, Janerson José Delfes Furtado, o “Téba”, que está acompanhado de perto essas reuniões nas comunidades lindeiras, afirma que uma de suas preocupações, é com relação a indenização das famílias. “estamos empenhados no sentido de que todas as famílias atingidas sejam bem indenizadas e se possível continuem residindo no Município de origem”, falou “Téba”, dizendo que outra exigência é a liberação da passagem por cima da usina facilitando o acesso entre os dois Municípios do planalto catarinense.  Além de Cerro Negro e Abdon Batista, a área alagada atinge os Municípios de Campo Belo do Sul, Vargem e São José do Cerrito. A Previsão de geração de energia é para junho de 2012.