38 alunos recebem certificado do Proerd

Alunos participam de formatura do Proerd

Cerro Negro – Na manhã desta sexta-feira (30), 38 alunos das 4ª séries da escola de educação básica Otilia Olysséa Ungaretti, participaram da solenidade de formatura do programa educacional de resistência às drogas e a violência – Proerd.

O evento aconteceu no ginásio municipal de esportes, e contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, além da comunidade.De acordo com o policial militar Salvador Valdir dos Santos, instrutor do curso, o Proerd é desenvolvido nas redes de ensino, com a finalidade de conscientizar os alunos da realidade das drogas, fazendo com que fiquem sempre longe dos entorpecentes e outras dependências químicas que causam danos muitas vezes irreversíveis ao ser humano. “As atividades desenvolvidas, são relevantes,  porque desenvolve neles o senso critico, e mostra ainda a importância de tomarem decisões inteligentes, saudáveis e socialmente positivas em suas vidas”, ressaltou o policial militar, que trabalhou com a turma durante seis meses, num período duas horas semanais. Todos os 38 alunos receberam diplomas e prometeram lealdade com o compromisso assumido. “eu aprendi, que as drogas e a violência, nos levam a solidão e a angustia, por isso, vou ficar sempre longe desse mal”, disse a aluna Camila Josieli da Silva, 10 anos, prometendo honrar o compromisso.  O momento mais esperado e emocionante no entanto, foi a chegada do mascote Proerdinho, que divertiu a todos com sua animação contagiante. A canção do Proerd, por outro lado, cantada com entusiasmo pelos alunos e policiais militares encerrou evento, promovido pela policia militar e prefeitura municipal. O programa educacional de resistência às drogas e a violência, surgiu em 1983, nos Estados Unidos da América. No Brasil foi implantado inicialmente no Rio de Janeiro em 1992, se expandindo na seqüência por todo o território brasileiro. Em Santa Catarina o Proerd iniciou em março de 1998 na cidade de Lages e atualmente está presente em praticamente todos os municípios do Estado.