Janerson Furtado empossado na Amures

O prefeito de Cerro Negro, Janerson Delfes Furtado, o "Teba", foi empossado na presidência da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), em solenidade durante a noite desta quinta-feira (25), na Pousada Rural do Sesc. Também foi dado posse ao presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Ponte Alta, Luiz Paulo Farias e ao presidente do Consórcio de Saneamento e Meio Ambiente, prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, o Bota". Mais de 150 pessoas entre autoridades federais, estaduais, regionais e municipais prestigiaram a solenidade.O prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira transferiu o cargo da associação depois de confirmar o maior repasse coletivo de recursos já viabilizado aos municípios serranos. Ao todo foram R$ 12,7 milhões de emendas parlamentares e convênios para obras de infraestrutura urbana. O superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Jacemar Betncourt de Souza, assinou com os prefeitos os convênios de liberação do dinheiro. Todos os municípios foram contemplados. Lages, por exemplo, recebeu $ 2,5 milhões para implantar um banco de alimentos, pavimentar ruas e construir a Casa de Apoio à Mulher.Com o sub-procurador Geral de Justiça de Santa Catarina, José Eduardo Fontes, foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para garantir o tratamento de 100% do esgoto sanitário nos 18 municípios. O deputado federal Cláudio Vignatti, confirmou a emenda de R$ 50 milhões para execução dos projetos e das redes de saneamento básico. E, ainda, fez um apelo para que os prefeitos que não elaboraram os projetos de saneamento, que o façam para entrar na segunda etapa Programa de Aceleração do Crescimento (Pac). "O Renatinho fez um brilhante trabalho com os prefeitos em Brasília e o resultado não poderia ser outro. O saneamento básico da Serra Catarinense é prioridade e será atendida", afirmou Vignatti. Durante a solenidade, foi assinada também, a criação da Agência de Desenvolvimento ao Turismo da região dos Lagos, compreendida pelos municípios lindeiros do Pelotas tanto no lado catarinense quanto gaúcho. O diretor de sustentabilidade da Baesa, Edson Schiavotelo assinou com o presidente recém empossado da Amures, Janerson Futado, o termo de compromisso de incentivo aos futuros empreendimentos. "Não há como desenvolver esta região sem pensar no equilíbrio ambiental. Por isso firmamos a parceria com os municípios gaúchos para juntos criarmos oportunidades de investimentos o entorno do lado do Pelotas e da Baesa", reiterou o novo presidente da Amures. Última autoridade a discursar, Janerson Furtado disse que o seu desafio será continuar o trabalho empreendido por Renatinho. Ele fez um apelo para que os prefeitos mantenham a união e os objetivos comuns. "Assim como fizemos para buscar o empenho das emendas em Brasília, vamos fazer para que sejam liberados os recursos das emendas", frisou. A solenidade terminou por volta das 22 horas e secretário regional de Lages Osvaldo Uncini, representou o governador Luiz Henrique da Silveira. O deputado estadual Elizeu Mattos, representou o presidente da Assembléia Legislativa e resumiu o trabalho da Amures como um exemplo para outras associações.