Compromisso é a implantação do saneamento básico

“Um legado que os atuais prefeitos deixam às futuras gerações e administradores.” Assim definiu o ex-presidente da Amures, Renato Nunes de Oliveira, o Termo de Ajuste de Conduta assinado ontem, com o Ministério Público e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O compromisso passa ser de implantar nos 18 municípios da Serra Catarinense sistema de tratamento de esgoto sanitário.O documento prevê dentre outras ações, prazo de 18 meses para implantar o serviço de Vigilância Sanitária e o Plano de Ação dos municípios. Em 30 meses os municípios devem estar com o projeto de saneamento pronto. E, segundo o Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Lio Marin, o acordo dos  municípios da Serra é o melhor firmado em Santa Catarina para resolver o problema de saneamento básico regional.“De cada um Dólar investido em saneamento básico significa quatro Dólares economizados em saúde pública. Isso nos fez firmar esse compromisso, não com os prefeitos, mas com a nossa região, a nossa população”, afirmou Renatinho. Esse ajustamento de conduta coletiva é inédito no Estado e durante a reunião dos prefeitos à tarde, na Pousada Rural do Sesc, várias dúvidas foram tiradas sobre o compromisso.Agora os prefeitos correrão contra o tempo para cumprir o acordo em busca de recursos junto aos governos federal e estadual.