Estação de Piscicultura de Painel deixará de ser do Ibama

Numa audiência nesta terça-feira (06/04), em Brasília com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, os prefeitos da Amures tiveram a confirmação de que as instalações da Estação de Piscicultura do Ibama, em Painel, passará para a responsabilidade do Ministério da Pesca. A notícia foi uma resposta ao pedido do prefeito de Urupema, Amarildo Gaio, de que a região precisa retomar a produção de alevinos para incentivar a cadeia produtiva do setor em vários municípios. “A transição com o Ibama para que o ministério assuma aquela estação está avançada e vamos fazer com que ela retome seu antigo papel de produzir alevinos, especialmente de trutas”, afirmou Gregolin.Ele também acolheu um pedido da vice-prefeita de São Joaquim, Marlene Kayser e confirmou que dia 16 de abril participará de um Seminário Regional de Aqüicultura, que fará parte da programação na Festa Nacional da Maçã. “Havia o pedido do evento e o convite para participar da abertura da Festa da Maçã. Iremos sim à São Joaquim fazer as provocações de políticas públicas de desenvolvimento deste setor”, confirmou o ministro.Técnicos, prefeitos, produtores rurais e secretários municipais de Agricultura de todos os municípios já confirmaram presença no evento. O presidente da Amures, prefeito de Cerro Negro, Janerson Delfes Furtado, reiterou o apelo ao ministro para que a região serrana tenha um tratamento diferenciado. Ele justificou seu pedido falando das grandes distâncias entre os municípios, da malha viária extensa e do baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).Através do Consórcio de Saneamento e Meio Ambiente (Cisama), os prefeitos pleitearam aquisição de escavadeiras hidráulica para abertura de açudes as propriedades rurais. A orientação foi para que seja elaborado um projeto coletivo com contrapartida de recursos de emendas dos deputados e senadores e o próprio ministro se empenhará a liberação de recursos federais.“Fazer o açude é importante. Ma só isso, não é insuficiente. Precisamos consolidar a atividade, organizar a assistência técnica e fazer parcerias com órgãos como Epagri para viabilizar o setor”, recomedou acrescentando que individualmente é mais difícil atender os pedidos dos prefeitos. Mas através de emendas parlamentares e usando como canal o Consórcio, será possível contemplar todos os municípios da Amures. Dos 18 prefeitos da Amures, 15 estão em Brasília ou enviaram representantes.