Saúde pública foi tema de conferência em Cerro Negro

Aproximadamente duzentas pessoas participaram na última segunda-feira (04), da 5ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado nas dependências do Salão Paroquial, reunindo autoridades municipais, profissionais de saúde, lideranças regionais e a comunidade.

Impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, fortalecer o Controle Social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade, foram algumas das pautas discutidas pelos participantes durante o dia.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jane Gerber Neves, na oportunidade foram delineadas algumas prioridades, visando a melhoria da saúde pública no município e foram eleitos quatro delegados para representar Cerro Negro na conferência estadual, que acontece entre os dias 21 a 23 de setembro, em Florianópolis. Formação de mais uma equipe de Saúde da Família para estender o atendimento no interior do município esteve entre as solicitações da comunidade local.

No entanto, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Sirlei Klei Varela, a saúde do município foi bastante elogiada pelo público presente. “Problemas nunca deixarão de existir, porém deve-se levar em conta que o nosso município investiu com recursos próprios para o setor de saúde 18,27%, enquanto que, a emenda constitucional exige um percentual de apenas 15%. Isso prova a preocupação  da Administração Municipal com a saúde do município”, destacou a secretária.

Delegados eleitos:

– Karen Souza Moraes