Inclusão digital a disposição da população cerronegrense

A informática tornou-se uma ferramenta indispensável nos dias de hoje. Um dos maiores requisitos quando algum cidadão tenta uma vaga no mercado de trabalho é o conhecimento na área de informatização. Sabendo dessa necessidade a prefeitura de Cerro Negro, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibiliza curso de informática gratuito a toda a população do município. “É uma forma de estarmos educando os nossos cidadãos, além de estarmos preparando eles para o mercado de trabalho”, alertou o instrutor do curso, Afonso Pereira Godoy.

Segundo ele, a preparação é concedida em três períodos: Manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, facilitando o atendimento à comunidade cerronegrense. As aulas acontecem na antiga sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação.

Conforme o educador, no local existe 20 equipamentos a disposição dos alunos, todos interligados a rede mundial de computadores. Além disso, os participantes num prazo de oito meses saem conhecedores de quatro módulos práticos, sendo o word, excel, power point e internet explorer. Atualmente, o curso conta com aproximadamente 80 participantes, mas o programa já formou mais de trezentas pessoas nos últimos três anos.

Para o prefeito Janerson José Delfes Furtado, o Téba, trata-se de um benefício extremamente importante para a população local. “É um investimento mais que necessário, pois as novas tecnologias e o mundo globalizado exigem profissionais cada vez mais capacitados, tanto que nos dias atuais a pessoa que não têm formação nesse tipo de ferramenta é considerado um semi-analfabeto”, comentou o prefeito, lembrando que além do curso de formação, a prefeitura disponibilizou há poucos meses a internet gratuita (via rádio) em toda a extensão do município, bastando a quem desejar usufruir do serviço a instalação de uma antena em casa ou em qualquer outro lugar para captação do sinal.