UBS Adelaide Tonial Duarte é inaugurada em Cerro Negro

No último dia 28-01 aconteceu a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde, Adelaide Tonial Duarte, orçada em R$ 433.533,59 que irá beneficiar diretamente toda a comunidade. Construída com recursos oriundos do Governo Federal, através do Ministério da Saúde em uma área de 302,63m² que concentrará toda a parte de atendimento ao público, ficando a atual Unidade de Saúde destinada a Secretaria de Saúde.
A Administração Municipal fez adesão ao programa no ano de 2014 e visando melhorar a qualidade nos atendimentos das estratégias da família e fortalecimento da Atenção Básica, além de promover um espaço com estruturas físicas acolhedoras e dentro dos padrões de qualidade, buscou a construção da nova Unidade de Saúde.
Durante a cerimônia de inauguração realizada na manhã da quinta – feira, autoridades municipais, estaduais e federais se fizeram presentes, como o deputado federal Décio Lima, que acompanhou uma série de inaugurações na Região dos Lagos.
Décio iniciou sua fala destacando que a solução de muitos problemas enfrentados pelos municípios está em Brasília, como os recursos para a construção desta obra que a prefeita Sirlei entrega à comunidade. “Estamos felizes com esse momento, pois acompanhamos a luta da prefeita Sirlei em busca de recursos e está aqui o resultado bonito do caminho percorrido pela prefeita. Vamos ter aqui o desenvolvimento da atividade plena da saúde, com a equipe da saúde da família para atender aquilo que é a obra mais importante da vida pública, pois não são as obras que às vezes nos permite o encantamento nas praças, mas é a obra que aqui dentro vai ser realizada pelas mãos de dedicados profissionais que vão socorrer as feridas e dores do povo da nossa comunidade. É momento de alegria para todos nós”, comentou o deputado.
O secretário municipal de Saúde, Adelar José de Moraes, o Lai, destacou que a obra vem favorecer os munícipes. “Sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente e com essa obra toda a população terá um atendimento com melhor qualidade”, enfatizou o secretário, que agradeceu ao deputado Décio Lima e sua equipe pela dedicação e empenho para que essa obra acontecesse no município e parabenizou a administração por ter se empenhado em buscar recursos para essa e tantas outras obras realizadas em Cerro Negro.
A prefeita Sirlei Kley Varela, disse ser uma alegria inaugurar a Unidade Básica de Saúde. “Com esse novo espaço iremos melhorar o atendimento na saúde do município. Essa é mais uma obra em parceria com o Governo Federal e só temos a agradecer, pois com certeza vai melhorar o atendimento promovendo a qualidade de vida. Agradecemos a vinda do deputado Décio Lima, agradecemos aos colaboradores da Secretaria de Saúde que muito bem desempenham suas funções pela prioridade da saúde de nossas famílias”, comentou Sirlei, que demonstrou felicidade com a presença da comunidade durante a cerimônia e entrega da nova obra.
Após o ato inaugural com o corte da fita e descerramento da placa, o prefeito de Campo Belo do Sul, Padre Edilson José de Souza realizou uma benção ao local e a comunidade foi convidada a conhecer as dependências da nova Unidade de Saúde.

Nome da nova Unidade de Saúde foi indicação de vereadores

Através de indicação dos vereadores Dirceu Luiz Duarte e Gilmar Luiz Duarte foi aprovada por unanimidade durante sessão na Câmara de Vereadores o nome da Unidade Básica de Saúde, passando a se chamar UBS Adelaide Tonial Duarte, a qual desempenhou o papel de professora em Cerro Negro e muito contribuiu com o desenvolvimento do município educando muitos alunos.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos