Posse do novo pároco da Paróquia São Francisco de Paula, em Cerro Negro

No dia 6 de fevereiro aconteceu no município de Cerro Negro a posse do novo pároco da Paróquia São Francisco de Paula, na missa que contou com a presença do bispo da Diocese de Lages, Dom Irineu Andreassa, e padres da Região dos Lagos Lindomar Borges, após um período de oito anos atuando na comunidade de São José do Cerrito, e já ter passado pelo município de Anita Garibaldi entre os anos de 2003 e 2007, assume juntamente com o vigário Ardoino Salami, a paróquia cerro-negrense.
Padre Lindomar irá atender as 23 comunidades de Cerro Negro mais a matriz e ainda irá auxiliar nos trabalhos realizados no município de Campo Belo do Sul, devido ao padre campo-belense estar passando por problemas de saúde.
Em Cerro Negro, o padre Lindomar diz ter encontrado uma paróquia organizada com grupo formado de coroinhas, ministros e conselho comunitário atuante, porém alguns problemas terá que solucionar como a cobertura da igreja que ficou com infiltrações, realizar melhorias na casa paroquial, bem como o salão paroquial necessitará de retoques, como reboco e pinturas.
“É engraçado, mas sempre onde vou tem que arrumar primeiro o telhado, no Cerrito foi a primeira coisa que me pediram e aqui também”, comentou o padre.
Outro ponto que o padre vai buscar trabalhar é com relação ao Dízimo, que segundo ele é fraco no município. “Precisamos organizar melhor e fazer diferente para o próximo ano, nesse ano vamos manter como está, pois o dízimo precisa de uma boa organização e fazer uma prestação de contas mostrando no que é aplicado”, frisou.
Seu objetivo é organizar bem a paróquia, fortalecer os grupos de família, manter o que está funcionando bem e conservar o equilíbrio e transparência da questão econômica e financeira, além de melhorias nas capelas. “Estamos percebendo as necessidades mais urgentes das capelas, e esse ano é para observar e ouvir as necessidades da comunidade para depois colocar em prática”.
Padre Lindomar pretende também implantar o Zelo Pastoral, que visa acompanhar e incentivar as pastorais e iniciativas da paróquia que vão surgindo, além de manter a parceria com o poder público.
“O padre Salami, que é natural de Rondinha no Rio Grande do Sul, veio para me ajudar, ele já conhece a região e isso facilita bastante. Pretendemos também colocar um ou dois diáconos para auxiliar na paróquia, este é um ministério que a igreja acolhe e o diácono pode realizar batizados, casamentos, assistir as comunidades e auxiliar o pároco e vigário, será um trabalho de grande valia”, comentou o pároco,  enfatizando o apoio que a paróquia irá disponibilizar ao seminarista Felipe, que é de Cerro Negro e irá iniciar os estudos em Teologia. “A paróquia vai buscar auxiliar nos estudos que duram quatro anos em Teologia, na cidade de Florianópolis, para que o Felipe possa concluir”.
O pároco Lindomar agradece a acolhida da comunidade que é formada por pessoas muito generosas. “Fizeram até campanha de alimento para me acolher e só tenho a agradecer”, finaliza o novo pároco.
O padre Dionei, que atuou por 3 anos como pároco em Cerro Negro, atualmente está em São José do Cerrito.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos