Secretaria de saúde de Cerro Negro sob nova coordenação

A Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Negro realizou neste mês de março a troca de secretário, tendo a enfermeira Jane Maria Gerber Neves assumido a pasta. Jane já esteve a frente da secretaria em outras oportunidades.
Durante o mês de março, dentre as atividades desenvolvidas pela equipe de saúde, destacam-se a SEMANA SAÚDE NA ESCOLA, o qual é realizado na rede municipal e estadual de ensino, abrangendo desde as Creches até o Ensino Médio. O foco da ação foi direcionado ao controle de vetores que transmitem a Dengue, Zika e Chikungunya, tema este preconizado pelo Ministério da Saúde considerado como epidemia nacional. Esta atividade contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Direção do Colégio Estadual, Equipe do NASF, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária. Também foram capacitados os Agentes Comunitários de Saúde que estão efetuando visitas de monitoramento junto às famílias como forma de combater o mosquito transmissor.
Além disso, a equipe de saúde recebeu uma capacitação sobre Urgências e Emergências dos profissionais do Hospital Nossa Sra. dos Prazeres de Lages e alguns profissionais da saúde estão concluindo o Curso Introdutório no Fortalecimento da Atenção Básica, ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde, através da 27ª GERSA – Gerência Regional de Saúde.
Ainda neste mês, no dia 21, o CEREST – Centro de Referência de Saúde do Trabalho, esteve no município realizando visitas de orientação às madeireiras e postos de combustíveis sobre a Segurança do Trabalho incluindo o uso dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual (luvas, botas, capacetes e outros itens de proteção), os EPCs – Equipamentos de Proteção Coletiva (extintores de incêndio, placas de sinalização de segurança e etc), e as condições de trabalho.
O sucesso das ações deve-se ao planejamento de todas as atividades a serem desenvolvidas pela equipe de saúde, que acontece em reuniões semanais, sempre às quintas-feiras de tarde, priorizando os assuntos relevantes a saúde da comunidade, como por exemplo no dia 07 de Abril, dia Mundial da Saúde, onde será promovida uma mobilização estadual em Santa Catarina, com o tema “Vida Saudável” com o objetivo de estimular a alimentação saudável e a prática regular de atividade física na população, incluindo o combate à Tuberculose que ocorreu no último dia 24 de março. Importante salientar que no mês de abril acontecerá a Campanha Nacional contra a Influenza, onde a população alvo (gestantes, idosos, crianças, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias) deverá ficar alerta para a vacina da gripe que, ainda será divulgada nos meios de comunicação e pelos agentes comunitários de saúde.