Cerro Negro realiza Conferência Municipal de Educação

Durante a quarta-feira (06), a Secretaria Municipal de Educação em conjunto com o Conselho Municipal de Educação, realizou a IV Conferência Municipal de Educação a qual teve como tema: Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira, a Conferência Nacional da Educação, CONAE 2022, será realizada entre os meses de novembro e dezembro.

O evento reuniu os principais representantes da comunidade escolar, professores, servidores, técnicos dirigentes de escolas, de órgãos da Prefeitura e demais Secretarias municipais. Além da presença do prefeito Ademilson Conrado e do vice-prefeito Adelar José de Morais. Essa participação plural busca garantir que o processo seja mais democrático, contemplando todos os aspectos que se relacionem com a educação em nosso município.

Os objetivos da IV CONAE foram: I. Avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano; II. Avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais; e, III. Conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

O professor Carlos Eduardo Moreira, realizou a palestra de abertura, logo após, os participantes se dividiram em grupos para realizarem as plenárias de eixo, debatendo os temas dos eixos e sub-eixos da Conferência. A coordenação das plenárias de eixo foi exercida por membros do Conselho Municipal de Educação e por profissionais do campo da educação recomendados e convidados pela Coordenação do evento.

Logo após, na plenária final as propostas que obtiveram aprovação entre 30% e 50% nas plenárias de eixo foram votadas e aprovadas quando obtiveram maioria simples, ou seja, mais de 50% de votos dos presentes.

No final, os quatro delegados os quais serão representantes do município na etapa regional foram eleitos. Delegados são todos àqueles que representarão os segmentos da educação e setores sociais, inscritos e presentes na Conferência Municipal