Campanha “Agosto Lilás Cerro Negro por Elas” em combate à violência contra a mulher é realizada na comunidade de Cruzeirinho

Durante a tarde da última sexta-feira (26), as mulheres da comunidade do Cruzeirinho desfrutaram de uma tarde especial recebendo a visita das equipes da Secretaria de Assistência Social, CRAS Lúcia Aparecida Mocelin e da enfermeira Juliana Maria Bessegato da Secretaria de Saúde. O objetivo da visita, foi uma das ações da Campanha “Agosto Lilás Cerro Negro por Elas” em combate à violência contra a mulher.
Uma roda de conversas foi realizada com as moradoras da comunidade, onde além de o tema da Campanha Agosto Lilás ter sido debatido, houve também uma troca de experiências e vivências entre as mulheres, compartilhando os dilemas e desafios de ser mulher na sociedade em que vivemos.
Com o uso de placas, com frases com casos de violação de direitos contra as mulheres foram apresentadas pela equipe as participantes, questionando-as se consideravam cada uma das frases escritas nas placas uma violência, servindo assim para deixar bem claro a elas que a violência doméstica não é apenas física, mas também pode ser considerada tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial − Capítulo II, art. 7º, incisos I, II, III, IV e V.
Ao final, um vídeo mostrando um caso típico de violência ocorrido na sociedade foi apresentado, além das equipes distribuírem folhetos informativos com o número do disque 180, ouvidoria 24h de atendimento de combate à violência doméstica que recebe denúncias anônimas e encaminham para os órgãos responsáveis para que sejam tomadas as providências cabíveis. Uma lembrancinha também foi servida seguida por um lanche com um momento de celebração entre todas.
Em caso de violência ou violação de qualquer um dos direitos previstos na Lei Maria da Penha, denuncie ligando para o disque 180 ou procure os profissionais da Rede de Atendimento (Secretarias Municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social; CRAS – Centro de Referência da Assistência Social; Polícia Militar; Polícia Civil e Ministério Público).
A Campanha Agosto Lilás Cerro Negro por elas segue com mais ações nesta semana, na terça-feira (30) as equipes irão a comunidade de Beneditos a partir das 14:00h e na quarta-feira (31) a Campanha será realizada na sede do município às 15:00h com a presença da Promotora da Comarca de Campo Belo do Sul Drº Raíza Alves Rezende.