Servidores da Secretaria Municipal de Educação recebem capacitação sobre noções básicas de primeiros socorros

Durante a tarde da última quinta-feira (03), a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação de Bombeiros Voluntários do município vizinho de Campo Belo do Sul, realizou no Centro de Eventos Municipal Darci Furtado Pucci, uma palestra de capacitação a todos os funcionários da Secretaria, tendo como tema a Lei Lucas (Lei Nº 13.722), a qual estabelece a obrigatoriedade da capacitação de professores e demais funcionários de instituições de ensino em noções básicas de primeiros socorros.

A Lei Lucas, é uma Lei Federal e foi originada após o menino Lucas Begall, de 10 anos, morrer engasgado com um lanche em uma excursão escolar, na ocasião nenhum professor conhecia as técnicas de primeiros socorros.

A partir daí, a mãe do menino, Alessandra Zamora, começou a lutar pela criação de uma lei que exigisse a capacitação de professores para lidar com esse tipo de situação. A Lei foi sancionada em 2018. O seu objetivo é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar, oferecendo o conhecimento necessário para que os professores e demais funcionários possam lidar com situações emergenciais.

A palestra foi ministrada pelo comandante da Associação de Bombeiros Voluntários de Campo Belo do Sul Fábio Ribeiro. Ao final da palestra, o comandante Fábio realizou uma demonstração de como conter chama de fogo em incêndio com óleo de cozinha.