Serranos demonstram sua fé a Virgem Maria em Cerro Negro

Mesmo se tratando de um feriado, o casal Rubens Pereira de Jesus e Silvane Antunes não se importou de acordar logo cedo nesta quarta-feira, 12. Eles foram um dos primeiros a chegar à Gruta de Linda Vista, distante cerca de 7 quilômetros da sede do município de Cerro Negro. Rubens e a esposa Silvane retornaram ao local para agradecer uma graça alcançada, concedida segundo eles, através da intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Conforme Silvane, na Romaria passada eles pediram para Nossa Senhora ajudar com que o marido Rubens deixasse da bebida. “Ele bebia socialmente, mas por problemas de saúde era obrigado a deixar a bebida em definitivo”, contou a esposa, dizendo que então eles pediram essa graça, e, depois disso nunca mais o marido ingeriu qualquer tipo de bebida alcoólica. “Já faz um ano que ele deixou a bebida, é uma grade graça para nossa família”, comenta Silvane, moradora do município de Campo Belo do Sul. Assim como eles, dezenas de pessoas deixaram as suas casas no feriado para agradecer, louvar e pedir graças a Santa Padroeira do Brasil, na tradicional Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida, na Gruta de Linda Vista, interior de Cerro Negro. Conforme os organizadores, pelo menos três mil romeiros participaram dessa que foi a quarta edição do evento religioso. “É uma benção de Deus e de Nossa Senhora Aparecida contar com essa gente toda, que vem até aqui de vários lugares para manifestar o seu amor e a sua fé para com a nossa Mãe Aparecida”, comentou o padre Zezinho, Pároco de Cerro Negro.

A imagem da Santa chegou à comunidade de Linda Vista trazida pelo prefeito Téba e a vice Sirley Kley Varela, acompanhado por uma verdadeira multidão de fiéis. “Um ato de extrema devoção e agradecimento por tudo o que recebemos no nosso dia-a-dia”, admitiu o prefeito Téba, que se tornou um dos principais articuladores da Romaria.

História do local

A história da Gruta de Linda Vista começou na década de 60. Segundo informações dos moradores das redondezas, três pessoas da época avistaram a imagem de Nossa Senhora no topo de um gigantesco Pinheiro. Os mesmos contam que dois homens não acreditando no fato, ao passarem pelo local extremamente bêbados, cortaram um dos galhos do robusto Pinheiro e ainda deram um tiro de espingarda em direção ao topo da árvore em sinal de repudio e total descrédito. Resultado, os dois morreram poucas semanas depois sem que nenhum médico pudesse atestar a causa de suas mortes. A noticia se espalhou rápido e pouco tempo depois as visitações no local já passaram a ser constantes, tanto que a comunidade resolveu colocar uma imagem da Santa no pé do vigoroso e destacado Pinheiro. Não demorou muito e uma pequena capela foi construída nas imediações. Os anos se passaram e com a ajuda do poder público e iniciativa privada foi erguido um complexo maior para abrigar e proteger os romeiros. Há três anos o evento começou a ser chamado de Romaria e a cada ano recebe um número maior de pessoas.