Tudo pronto para a Romaria de Linda Vista

A expectativa da Comissão Central Organizadora é que aproximadamente 5 mil fiéis participem da 3ª Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida, na próxima quarta-feira, 12 de outubro, na Gruta de Linda Vista, interior de Cerro Negro.

O evento religioso já se destaca como um dos mais tradicionais e visitados por católicos na serra catarinense. De acordo com o prefeito Janerson José Delfes Furtado, o Téba, os romeiros que se fizeram presentes no local no ano anterior terão muitas surpresas desta vez. Conforme ele, neste ano muitas mudanças ocorreram tanto na parte de estrutura quanto na questão organizacional. “Em relação ao ano anterior as novidades serão muitas, começando pela instalação de um lonão, a iluminação foi ampliada e melhorada, disponibilizaremos banheiros químicos, sem contar que o acesso de aproximadamente 8 km de estrada de chão está em ótimas condições de trafegabilidade”, relatou o prefeito, que se tornou um dos principais articuladores da Romaria que rende homenagens a Santa Padroeira do Brasil.

Segundo Téba, a festa não perdeu o costume e a tradição das festas de interior, como por exemplo, a comercialização de churrasco e saladas ao meio-dia, mas a cada ano está ganhando uma roupagem nova e diferenciada. “Isso é necessário em virtude do aumento do número de peregrinos a cada edição, somos obrigados a ir melhorando a infraestrutura do ambiente para comportar os devotos da Mãe Aparecida”, destaca o prefeito.

A história da Gruta de Linda Vista começou na década de 60. Segundo informações dos moradores das redondezas, três pessoas da época avistaram a imagem de Nossa Senhora no topo de um gigantesco Pinheiro. Os mesmos contam que dois homens não acreditando no fato, ao passarem pelo local extremamente bêbados, cortaram um dos galhos do robusto Pinheiro e ainda deram um tiro de espingarda em direção ao topo da árvore em sinal de repudio e total descrédito. Resultado, os dois morreram poucas semanas depois sem que nenhum médico pudesse atestar a causa de suas mortes. A noticia se espalhou rápido e pouco tempo depois as visitações no local já passaram a ser constantes, tanto que a comunidade resolveu colocar uma imagem da Santa no pé do vigoroso e destacado Pinheiro. Não demorou muito e uma pequena capela foi construída nas imediações. Os anos se passaram e com a ajuda do poder público e iniciativa privada foi erguido um complexo maior para abrigar e proteger os romeiros. Há três anos o evento começou a ser chamado de Romaria e a cada ano recebe um número maior de pessoas.

Programação oficial

Quarta-feira – 12 de outubro

9 horas – Saída da procissão motorizada da sede de Cerro Negro

10 horas – Recepção da imagem de Nossa Senhora na Gruta de Linda Vista