Agentes de Desenvolvimento (AD) passam por capacitação

Agentes de Desenvolvimento (AD) passam por capacitação

 

 

 

Agentes de Desenvolvimento (AD) de alguns municípios da Serra Catarinense, e que fazem parte do Cidade Empreendedora participaram entre 25 e 28/10, em Nova Veneza, de uma atividade de capacitação (Curso AD Avançado). Nessa etapa estiveram presentes os representantes dos municípios de Cerro Negro (Lilian), Otacílio Costa (Fabrício), Palmeira (Kelvin), Urupema (Jacson) e de Vargem (Thalia).

 

Conforme explica a Consultora Especialista do Cidade Empreendedora, Dayane Flor, o aprimoramento é o grande desafio que se impõe, além da continuidade da capacitação e da adoção do Agente de Desenvolvimento nas cidades, a partir da formação continuada e o apoio ao trabalho dos agentes que foram nomeados nos últimos anos, e que estão em plena atividade.

 

No Curso, os ADs tiveram a oportunidade de desenvolver competências fundamentais para o exercício das suas funções, tais como, atuar no seu respectivo município como intraempreendedor; adotar técnicas de negociação; praticar o pensamento estratégico e compreender os benefícios da responsabilidade social para os pequenos negócios.

 

Os participantes tiveram atividades sobre o Agente de Desenvolvimento como indutor do Desenvolvimento, Instrumentos de Planejamento para a atuação do Agente, Finanças Públicas e sobre Projetos para Capacitação de Recursos. “Também foram aprofundados todos os assuntos que permeiam a Lei Geral do Tratamento diferenciado da Micro e Pequena Empresa, a LC 123/2006”, ressalta Dayane.

 

Por fim, de acordo com Dayane, a atuação do Agente de Desenvolvimento (AD) nos municípios brasileiros vem se consolidando cada vez mais. Como resultado do esforço conjunto do Sebrae, das entidades municipalistas e do Governo Federal, já existe certo consenso acerca da importância do papel do Agente de Desenvolvimento nos municípios brasileiros. “Assim, já colhemos resultados e melhores práticas das atuações dos agentes em centenas de cidades do nosso país”, conclui.

 

 

 

Assessoria de Imprensa / Sebrae Serra