Prefeitos em busca de apoio para II Copa Amures de Futsal

O presidente da Amures, prefeito de Cerro Negro, Janerson Delfes Furtad0o, o “Teba” , acompanhado dos prefeitos Urubici, Adilson Jorge Costa e de Correia Pinto, Vânio Forster estiveram nesta quarta-feira no escritório central da Baesa em Florianópolis, onde conversaram com o diretor Edson Schiavotelo, sobre a possibilidade de apoio para realização da segunda Copa Amures de Futsal. O evento engloba os 18 municípios da Serra Catarinense numa confraternização esportiva do mais alto nível.

“Entendemos que a Baesa é uma das grandes parceiras no desenvolvimento da região e vimos buscar seu apoio também nesta ação social e desportiva que integra os municípios e em especial os jovens”, justificou Janerson Furtado. Ele protocolou pedido na Baesa e aguarda para os próximos dias uma resposta. Edson Schiovatelo disse que levará o ofício ao Conselho da Baesa para dar um posicionamento o mais breve possível.

O grupo de prefeitos esteve também na Fesporte, entidade ligada ao governo do Estado, em busca do mesmo apoio. Por ser uma competição de alto nível, a preocupação dos prefeitos é com a arbitragem, pois em quadra o que determina o controle dos jogos e dos atletas que às vezes se alteram, são bons árbitros. “Queremos promover grandes espetáculos e levar centenas de pessoas aos ginásios de esporte onde acontecerão os jogos. Mas para isso dependemos de uma arbitragem que domine tudo em termos de regras destas competições”, disse o presidente da Amures.

Na programação deste ano estão confirmadas as seleções dos 18 municípios. Também está sendo preparada a escolha da “Musa da Copa Amures”, a mais bela torcedora que representará o município. As premiações do evento estão sendo estudadas, mas será a maior já realizada entre todas as competições do gênero, prevê o presidente da Amures.

A intenção é que a Copa Amures inicia em meados de maio, com três chaves de disputas. Os jogos acontecerão aos sábados em municípios a serem definidos por sorteio. O jogo de abertura será entre a seleção de prefeitos e um selecionado da imprensa.

Prefeitos querem a liberação das cascalheiras em prol da coletividade

Duas semanas. É o tempo que determinou o presidente da Amures, Janerson Delfes Furtado, para que seja realizado levantamento de todas as cascalheiras da região que estão sob requerimento de terceiros.

Em reunião nesta quarta-feira, na sede do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em Florianópolis, foi acertada também a realização de um seminário em maio para discutir o assunto no âmbito regional. E encontrada uma solução que permita às prefeituras explorar as cascalheiras em benefício da coletividade.

O superintendente regional do DNPM, Ricardo Moreira Peçanha recebeu os prefeitos Janerson Furtado, de Cerro Negro, Vânio Forster, de Correia Pinto e Adilson Costa, de Urubici, para discutir uma forma de reaver às prefeituras o direito a extração de cascalho para melhoria de estradas do interior.

Semana passada os prefeitos protocolaram em Brasília pedido junto à sede nacional do DNPM, quando o diretor-geral adjunto do órgão, João César de Freitas Pinheiro recomendou a realização de uma Força-Tarefa para vistoriar as cascalheiras da Serra Catarinense.

O presidente da Amures acordou com o superintendente regional do DNPM, que o levantamento geodésico de todas as cascalheiras existentes na região ou que possam vir a ser futuramente exploradas estará pronto em 15 dias.

Os prefeitos buscaram também, o apoio do deputado Elizeu Mattos para intervir junto ao governo do Estado e à direção da Fatma para reduzir o valor das taxas de licenciamento que chegam quase a R$ 10 mil por cascalheira.

Das mais de 80 cascalheiras disponíveis na região, 95% pelo menos já foram requeridas. E a meta da Amures a partir de agora será levantar a real situação e chamar os detentores de lavra de cascalheiras e o Ministério Público para quem sabe firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e assegurar a exploração.