Programa Beija-Flor é inaugurado no interior do município

Nesta quinta-feira (24), o Diretor Geral da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural  Airton Spies, inaugurou o 153° telecentro do Programa de Inclusão Digital Beija-Flor na localidade da microbacia de São Roque, Raithz e São José, no município de Cerro Negro

O projeto Beija-flor visa garantir a universalização do acesso às tecnologias da informação, por meio da qualificação permanente dos agricultores, estudantes e donas de casa. Ele  instala telecentros em comunidades rurais e pesqueiras e hoje no estado conta com 152 ambientes digitais instalados, beneficiando cerca de 17 mil pessoas.O Beija-Flor é uma forma de trazer orientações, conhecimentos e informações que possam servir para melhorar o desempenho das atividades na vida das pessoas. “ A iniciativa de hoje aqui em Cerro Negro é marcante e não representa apenas um passo e sim um salto para o futuro” afirma o Diretor Airton Spies.

A expectativa é que a unidade de 153 beneficie cerca de 130 famílias com acesso à internet. O telecentro foi inaugurado com 7 computadores. O público para atendimento prioritário nas unidades do projeto consiste de todas as pessoas, principalmente jovens nas comunidades agrícolas e pesqueiras de Santa Catarina.

Durante a solenidade o  Spies destacou que a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina pretende disponibilizar internet e telefonia para todas as propriedades rurais, nos próximos quatro anos. “ A expectativa é levarmos a inclusão digital para todas as cidades do estado, isso trará acesso à informação e tecnologia, o que aumenta a atratividade no campo”, afirmou Spies.

Segundo o prefeito de Cerro Negro Janerson Furtado, a inauguração do telecentro vai colocar a comunidade em contato com o mundo. “ Estamos felizes. É um momento muito especial para nossa comunidade.O acesso livre e gratuito a internet contribui para fortalecer a cidadania e ampliar o conhecimento das pessoas que aqui vivem, gerando oportunidades de trabalho, renda e qualidade de vida”.

Para sua solidificação, o Beija-Flor sela diversas parcerias no âmbito federal e estadual, entre os parceiros estão o Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Epagri; Cidasc; prefeituras e organizações do terceiro setor. Entre as atribuições do Banco do Brasil está a doação de 7.000 microcomputadores em cinco anos.

Participaram da solenidade de inauguração o Diretor Geral Airton Spies; o prefeito Municipal de Cerro Negro Janerson Furtado; Vice-Prefeita Sirley Varela; Secretário da Agricultura de Cerro Negro Ronilton Pucci; Secretário Adjunto da Secretaria Regional de Lages Juarez Matos e Nelson Bereta Gerente Regional da Epagri.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura