Fórmula 1 da Roça é atração em Cerro Negro

Uma das atrações mais aguardadas da 5ª Festa da Agricultura Familiar, em Cerro Negro, na tarde do dia 1º de maio, é a tradicional Corrida de Carretas de Boi Carreiro, conhecida por Fórmula 1 da Roça.

De acordo com o prefeito Janerson José Delfes Furtado “Téba”, um dos responsáveis pela organização da corrida, trata-se de uma brincadeira bastante sadia e ao mesmo tempo, não deixa de ser um resgate na história do município e região serrana. “As carretas de boi, ferramenta muito utilizada pelos agricultores em décadas passadas, estão desaparecendo em virtude da chegada da mecanização agrária. Nosso objetivo é  resgatar essa tradição, através de uma brincadeira saudável e bastante divertida”, comentou o prefeito.

Segundo ele, uma pista de chão batido será devidamente preparada para receber a prova que deverá reunir em torno de 10 a 12 competidores do interior do município de Cerro Negro.

A brincadeira deverá prender a atenção de uma multidão de fãs. Calcula-se que um público de aproximadamente 15 mil pessoas acompanhe o duelo dos agricultores pilotos, que nesse dia trocam os afazeres do campo pelo amor ao esporte. “Todo mundo comenta na prova. Quanto mais chega perto da data do evento, mas se fala no assunto”, relata o prefeito, dizendo que todos os participantes recebem troféu de participação e os três primeiros são premiados com dinheiro, incluindo o estouro da champagne e muita festa no podium, sem contar que o grande vencedor se torna celebridade no município.

Para garantir a segurança dos desafiantes e do público presente, os pegas são realizados em duplas, ou seja, um competidor contra o outro, de forma eliminatória.  O vencedor, além de garantir vaga na fase seguinte, vai automaticamente eliminando o adversário da competição. Os dois finalistas fazem a corrida da vitória, para se conhecer o ganhador do Grande Prêmio Cerro Negro de Formula 1 da Roça.

O agricultor Eduardo Libreli, morador da comunidade do Tanque, possui uma carreta e uma junta de bois preparada para a competição. Ele mesmo, por problemas de saúde, não poderá participar da prova, no entanto, sua carreta de boi estará presente no desafio comandada por outra pessoa. “Eu gostaria muito de participar da corrida, mas infelizmente isso não será possível. Tenho que me conformar em ficar do lado de fora apenas torcendo para que o meu representante seja o vencedor”, ressalta o produtor rural, que ainda se utiliza do recurso para realizar as principais tarefas na sua propriedade, como puxar milho e transportar alimentos. “A Carreta é bem mais demorada do que um trator no desenvolvimento das atividades da roça, por exemplo, mas não tenho despesas com ela. Por esse motivo, não pretendo me desfazer tão cedo”, ponderou o agricultor.