Romaria de Linda Vista começa a ser preparada

No ano passado a tradicional Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida, reuniu um público de aproximadamente 5 mil pessoas, na Gruta de Linda Vista, interior de Cerro Negro. Para este ano, a expectativa da organização é duplicar esse número, ou seja, estão sendo aguardadas mais de 10 mil pessoas, no feriado de 12 de outubro.

Para acomodar essa grande multidão de fieis, os preparativos já começaram. De acordo com o prefeito Janerson José Delfes Furtado, que é um dos principais propagadores do evento religioso, a intenção a cada ano é melhorar a infraestrutura do local. “Estamos dando o total apoio para promover mais uma vez um evento marcante e, se possível, sem nenhum transtorno para os romeiros e visitantes”, comentou o prefeito, que é um dos festeiros da romaria.

Segundo ele, a programação já está praticamente definida. A começar com a procissão de carros saindo por volta das 9 horas da manhã do centro da cidade com direção a Gruta de Linda Vista. Após, no local, acontece à celebração da santa missa. Na sequência, será servido um almoço, com reservas de churrascos, saladas e bebidas em geral. Na parte da tarde, de acordo com o prefeito, ocorre o bingão com sorteio de diversos prêmios. Em seguida, o público que se fazer presente acompanha as muitas apresentações culturais e artísticas. E por fim, todos podem curtir o show baile com a presença da banda Detalhes de Anita Garibaldi.

A Gruta de Linda Vista fica distante cerca de 8 quilômetros do centro da cidade. Segundo, diz a lenda, no local, três pessoas avistaram a imagem da Padroeira do Brasil no topo de um vigoroso e bonito Pinheiro.  De acordo com os moradores da redondeza, a história aconteceu nas décadas de 60 e 70. Eles lembram ainda que dois amigos, não acreditando no ocorrido, certo dia passaram pelo local e abusaram da árvore, atirando com uma espingarda no topo do pinheiro. Pouco tempo depois os dois vieram a falecer sem saber direito a causa das mortes. “Eles sofreram muito antes de morrer”, contam.

A notícia logo se espalhou e a Gruta de Linda Vista começou a receber visitações. Inicialmente, no lugar foi construído uma pequena grutinha com a imagem da santa. Mais tarde, uma capela foi levantada nas imediações. Atualmente, já existe uma grande edificação para abrigar os fieis, no entanto, o objetivo dos moradores da localidade e de toda a população cerronegrense é construir um grande santuário para brindar a grandiosidade e importância do evento.