Cerro Negro será o primeiro município atendido pela SDR Lages na Operação Cidadania

Nesta segunda-feira, 11, as 36 secretarias regionais (SDR) assistiram a uma web conferência sobre o programa Operação Cidadania, que levará a todos os municípios catarinenses ações voltadas à saúde, educação, cidadania, segurança, agricultura, turismo e cultura. A web conferência foi transmitida pela secretaria de Planejamento, que coordenará o programa, lançado na semana passada. O objetivo é que as SDR promovam as operações simultaneamente, em um sábado de cada mês. De acordo com o secretário de Planejamento, Filipe Melo, “o programa cumpre o compromisso do governador Raimundo Colombo de governar para as pessoas.”
A princípio, o ponto de partida será o dia 4 de agosto. Os primeiros municípios atendidos serão os de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Entre os vinculados a SDR Lages, Cerro Negro tem o menor IDH. “A infraestrutura do município vem melhorando, e a agricultura familiar vem se desenvolvendo, mas a população ainda precisa de alguns serviços básicos, que serão viabilizados na operação”, ressalta o secretário regional Jurandi Agustini.
Cerro Negro tem aproximadamente 3,6 mil habitantes, e a tendência é que a Operação Cidadania seja realizada em praça pública. Nesta semana, as gerências da SDR, as polícias Militar, Civil, Ambiental e Rodoviária, a Celesc, a Epagri, a Cidasc, a Fatma e o Instituto Geral de Perícias (IGP) começarão a traçar as diretrizes da Operação Cidadania.