Município de Cerro Negro realiza palestra alusiva a Campanha Outubro Rosa através da Secretaria de Saúde

Durante a manhã da última terça-feira (19), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma palestra alusiva à Campanha Outubro Rosa, ministrada pelo médico do município, Drº Gabriel Duarte Johann, foi realizada no Centro de Eventos Municipal Darci Furtado Pucci.

Entre os assuntos abordados dentro da temática da Campanha Outubro Rosa, a importância da prevenção, realização do autoexame, estar atenta aos prazos da realização da mamografia e da reposição hormonal, além de cuidados básicos e essências com a saúde foram destacados.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, a qual passou a fazer parte da Campanha.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo todo. No Brasil, são cerca de 60 mil novos casos descobertos todo ano.

Demais assuntos foram abordados pela equipe da Secretaria durante o evento, como a importância da realização da vacina contra o vírus HPV em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Informações sobre o funcionamentos da Unidades Básicas de Saúde, como critérios de agendamento e cronogramas também foram repassados as participantes pela equipe.

A fisioterapeuta do município Shaiane Gobetti realizou atividades de alongamentos com as participantes.

Ao final cada mulher recebeu uma lembrança, com o objetivo de incentivar o autocuidado.