Município de Cerro Negro é destaque na premiação do Programa de Conservação da Área de Preservação Permanente, Proteção e Recuperação dos Recursos Hídricos

Município de Cerro Negro é destaque na premiação do Programa de Conservação da Área de Preservação Permanente, Proteção e Recuperação dos Recursos Hídricos 

 

Na manhã desta sexta-feira (22), foi realizada no Centro de Eventos municipal Darci Furtado Pucci, a premiação do Programa de Conservação da Área de Preservação Permanente, Proteção e Recuperação dos Recursos Hídricos da Baesa/Enercan 2021 no município de Cerro Negro. 

 

O Programa é realizado todos os anos pela empresa, os municípios participantes são todos aqueles dentro da área de abrangência da Represa, nesta edição, o município de Cerro Negro foi o mais premiado dentre todos os municípios participantes do programa, com um total de sete munícipes premiados, os quais se inscreveram no Edital do prêmio. Todos os participantes premiados, tiveram a construção de Proteção de Fonte estilo Caxambu em suas propriedades, construídas através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Obras, Educação e Epagri. 

 

As Proteções de Fonte estilo Caxambu, são uma alternativa que garantem a conservação das fontes melhorando também a qualidade da água, sendo uma alternativa mais sustentável, pelo seu baixo custo de construção. 

 

As construções das proteções de fonte pelo interior do município, foram usadas como alternativa no combate a seca e a crise hídrica ocasionada pela falta de chuvas na região. De início, a meta era de construir cinco proteções, no decorrer do ano, até agora 18 proteções já foram construídas.

 

O prefeito Ademilson Conrado acompanhou a cerimônia de premiação, além do vice-prefeito Adelar José de Morais, secretários municipais, extensionistas rurais da Epagri, técnicos da Secretaria de Agricultura Ana Carla Moraes e Oberti Bizotto os quais estiveram a frente do projeto de construção das proteções de fonte. O representante da Baesa Zilmar Silva também esteve presente

 

Os munícipes vencedores do prêmio foram: 

 

Antônio Leonardo Luiz

Fernando Rodrigues de Souza

João Maria da Silva

Oilson Duarte Ribeiro

Osvaldir Antunes

Wilson Bortoli

Zenaide Pereira Martins

 

O prefeito Ademilson Conrado, parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos nesse projeto, de extrema importância para o município, água de qualidade é fundamental para a saúde e qualidade de vida, com a construção das fontes, estamos assegurando água para as futuras gerações.