Reunião de alinhamento e planejamento sobre o Programa Gente Catarina é realizada com equipe da Saúde do município de Cerro Negro

Reunião de alinhamento e planejamento sobre o Programa Gente Catarina é realizada com equipe da Saúde do município de Cerro Negro

Durante esta quarta-feira (08), as representantes do Programa Gente Catarina na região da Serra Catarinense, Daniela Rosa de Oliveira, a qual é supervisora regional de Saúde de Lages /SES, Geórgia Parizzi Facilitadora do Programa Gente Catarina e Kelly Aparecida Martins também Facilitadora do Gente Catarina estiveram em reunião com alguns membros da Secretaria de Saúde do município de Cerro Negro.

Com o objetivo de alinhamento e planejamento, após o diagnóstico institucional realizado do município, durante a reunião alguns pontos foram levantados de intervenções que precisam ser realizadas, além de analisar alguns resultados positivos na atenção primária já gerados através das ações do Programa.

O município de Cerro Negro é um dos municípios catarinenses que fazem parte do Programa Gente Catarina, o qual um dos objetivos do Programa na área na saúde é de reduzir os indicadores dos índices de mortalidade infantil de crianças de até um ano de idade e também os indicadores de morte de precoce, de 30 a 69 anos, cuja a causa das mortes sejam por doenças especificas como: doença do aparelho circulatório, respiratório, neoplasias e diabetes.

Além do Gente Catarina o PlanificaSUS também está instituído no município. Ambos os programas tem o objetivo de traçar estratégias para organização do processo de trabalho, a enfermeira Juliana Maria Bessegato é a tutora responsável pelos programas com a equipe de Saúde do município.

O PlanificaSUS trabalha com metodologias e instrumentos de organização e fortalecimento da atenção primária que resulta em um melhor acesso da população aos serviços de saúde.

Mais reuniões como a de hoje serão realizadas no ano que vem.