Município de Cerro Negro realiza 1º Conferência Municipal de Saúde Mental

Na manhã da última sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a 1º Conferência de Saúde Mental no município de Cerro Negro, tendo como tema central “A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção Psicossocial do SUS”.
A Conferência foi ministrada pelo psicólogo clínico, professor e consultor em Políticas Públicas Ed Antunes, a qual foi divida em quatro eixos. Eixo I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania, Eixo II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, Eixo III – Política de Saúde Menta e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade, Eixo IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado Psicossocial durante e Pós-Pandemia.
A Conferência de Saúde Mental Nacional está na sua 5º edição tendo como objetivo central: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”. A 1º Edição da Conferência Nacional de Saúde mental foi realizada ainda na década de 80, no ano de 1987.
Entre os participantes estavam profissionais da saúde do município, autoridades como o prefeito em exercício Adelar José de Morais, membros dos conselhos municipais, secretários e demais servidores das secretarias municipais. Após a explanação dos temas, os participantes foram divididos em cinco grupos, com o objetivo de elaborar propostas de soluções para questões apresentadas nos eixos, as quais serão encaminhadas para a etapa Macrorregional da Conferência.
Ao final, foram eleitos mediante votação, quatro delegados para representar o município na etapa Macrorregional da Conferência, a qual será realizada na cidade de Concórdia – SC, foram eleitas uma profissional da saúde, uma gestora e duas usuárias dos serviços prestados.
A psicóloga do munícipio Liliane Neris da Silva comentou sobre a relevância da realização da 1º Conferência colocando em pauta esse tema tão importante e pertinente da Saúde Mental “é muito importante que nosso município esteja realizando este evento, pois é necessário que as estratégias de saúde mental sejam debatidas, tanto a nível municipal, quanto estadual e nacional. Afinal, sempre é possível melhorar as abordagens utilizadas no manejo dos pacientes de saúde mental e dos serviços por eles utilizados” destacou Liliane.