Ações referentes ao Programa Gente Catarina são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Negro

O município de Cerro Negro está entre os cinco primeiros municípios do estado a participarem do Programa Gente Catarina, lançado pelo Governo Estadual em setembro do ano passado. O objetivo do Programa é de através da atuação integrada de órgãos como saúde, educação e assistência social, elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As ações realizadas são focadas em áreas que impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores, como a geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte precoce.

A Secretaria Municipal de Saúde, tem como principal objetivo dentro das ações do Programa, o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), como citado anteriormente, a redução da mortalidade infantil e de mortes prematuras em pessoas entre 30 e 69 anos, os quais são os principais indicadores a serem monitorados na área da saúde para elevar os índices do IDH.

Com esse objetivo, uma equipe da Secretaria formada por nove agentes comunitários de saúde em atividade a campo, dois motoristas, médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativas, gerente de saúde, fisioterapeuta, psicóloga, vigilância sanitária, odontólogo realizaram durante 13 dias, 385 visitas domiciliares em dez localidades, atualizando aproximadamente 1.500 cadastros individuais de munícipes em cinco microáreas descobertas através do mutirão realizado em todo o território cerronegrense com o uso de georreferenciamento.

A realização desta atividade pela equipe destaca a importância do conhecimento do território do município, além de realizar um levantamento do território com dados precisos da distribuição populacional e principalmente identificar os fatores de risco familiares e individuais por distribuição geográfica, isso tudo contribuiu com a otimização dos trabalhos desempenhados pela equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) com toda a população.

Os agentes comunitários de saúde (ACS) do município, participaram de uma capacitação ministrada pelo fisioterapeuta da Secretaria municipal de Saúde do município de Painel, atuando na parceria e colaboração intermunicipal da região serrana Alexsander Bertoni, responsável pelo Georreferenciamento na Regional de Saúde.

A apresentação da ação realizada pela equipe do município Cerro Negro, foi realizada pela enfermeira Rucielli Pucci, no dia 30 de março, no auditório da pousada do Sesc em Lages/SC.