inauguração do Projeto Ambial e entrega de uniformes

PROJETO AMBIAL É INAUGURADO OFICIALMENTE

Na manhã de quinta-feira (18), o projeto de Educação Ambiental e Alimentar (AMBIAL), do Governo do Estado, foi oficialmente inaugurado no Município de Cerro Negro. Na oportunidade estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Regional Francisco Küster e a Gerente Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (GEREI), professora Lindalva Silveira Mosna, além do Prefeito Téba e diversas outras autoridades municipais. O Projeto irá beneficiar aproximadamente 100 alunos do ensino fundamental da escola de Educação Básica Otilia Olisséa Ungaretti, que terão atendimentos em horários opostos ao da escola. Os alunos desenvolverão atividades complementares como a Iniciação a Pesquisa Científica – através da   horta escolar, começando com o preparo do solo, a montagem da estufa, a semeadura até a colheita dos alimentos, que serão aproveitados na cozinha alternativa para as refeições diárias dos alunos, oferecendo ainda a oportunidade para que os pais possam obter cursos como de panificação e culinária. Outra atividade desenvolvida no projeto é a arte e cultura, onde buscar-se-á o resgate do artesanato regional, o qual podemos destacar   o couro que é transformado no laço trançado, utilizado nos rodeios e torneios de laço da região, ainda a lã de ovelha, que serve para tecer o acolchoado, o baixeiro, as mantas, e ainda outras matérias primas utilizadas pelos artesãos do município. O esporte coletivo, a linguagem e a informática, também são atividades que terão seu espaço, dentro do projeto. A   Escola Olisséa Ungaretti recebeu diversos materiais e um cozinha semi-industrial, totalmente equipada, a qual servirá para a preparação dos alimentos – almoço e lanches de todos os alunos que integrarem o programa; refeições estas que também são preparadas por eles com o auxilio dos professores. Os pais dos alunos terão papel importante no aprendizado, eles também estarão tendo a oportunidade de participar como voluntários dentro do projeto e poderão através de cursos oferecidos pela escola obter outras fontes de renda para o sustendo de suas famílias. O Projeto Ambial, implantado pelo Governo do Estado, recebe o apoio da Prefeitura Municipal   e da Epagri Local, que responde pela assistência técnica e estará disponibilizando diversos cursos a comunidade. O Prefeito Janerson Furtado, o Téba, admitiu que a instalação do projeto será muito importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas e suas respectivas famílias. “Este um verdadeiro exemplo   de cidadania desenvolvido pelo Governo do Estado”, comentou. “Servirá para   formar cidadãos de bem e com capacidade suficiente para enfrentarem as dificuldades desde mundo cada vez mais exigente e disputado”, concluiu Téba. O Secretário Francisco Küster, disse que   o projeto Ambial é fundamentado na Proposta Curricular de Santa Catarina, enfatizado na qualidade de vida e no processo ensino-aprendizagem. O Município de Cerro Negro, foi o segundo da região Serrana a ser contemplado com o AMBIAL, sendo uma conquista importante para melhorar o baixo índice de Desenvolvimento Humano apresentado pelo Município.   Ainda na oportunidade foram feitas as entregas dos uniformes aos alunos da Escola. No total,   479 alunos foram brindados com o abrigo escolar, sendo um reforço importante para enfrentar o frio registrado durante o inverno na região.