Cerro Negro irá receber R$ 145 mil em decorrência da estiagem

Além de Cerro Negro, outros sete municipios da serra catarinense serão contemplados com a ajuda financeira. Os prefeitos da região da Amures assinaram nesta segunda-feira (08/03), convênio para receber R$ 145 mil cada, de auxílio financeiro em decorrência da estiagem que castigou produtores rurais ano passado. O documento que autoriza o repasse foi entregue aos prefeitos pelo deputado federal Celso Maldaner, que agilizou a liberação junto ao Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Os beneficiados com os recursos são Cerro Negro, Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Capão Alto, São José do Cerrito, Campo Belo do Sul e Urupema. O empenho do dinheiro no montante total de R$ 1.1 milhão foi encaminhado pela Secretaria Nacional da Defesa Civil, através do deputado federal, Cláudio Vignatti, que preside a Comissão de Finanças e Tributação e articulou a liberação da verba como forma de amenizar os impactos da estiagem.

Segundo o prefeito cerronegrense e presidente da Amures, Janerson Delfes Furtado, o encaminhamento agora só dependa da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para que libera as licenças ambientais e sejam atendidas as comunidades o mais rápido possível. "São sistemas de abastecimento de água, perfuração de poços artesianos, cisternas e construção de estação de tratamento, que vão garantir o abastecimento de água nos momentos mais críticos das estiagens", explicou.

O único município que não fará abertura de poço artesiano é São Joaquim. O prefeito José Nérito de Souza, conseguiu remanejar o recurso para aquisição de uma retroescavadeira. "A prefeitura dará contrapartida e optamos comprar a máquina o que nos permitirá atender melhor as comunidades", disse. Já o prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, canalizará os recursos na ampliação de uma rede de água com reservatório na localidade de Vacas Gordas. E deve implantar ainda dois poços artesianos, um na Vigia e outro no Quilômetro 14.

O prefeito de Campo Belo do Sul, Firmino Chaves Branco, disse que os recursos permitirão a abertura de cinco poços artesianos. "Abrir os poços não basta, temos de construir as redes de distribuição de água às comunidades e isso faremos com recursos próprios", informou. Dos municípios da região, Campo Belo do Sul foi o mais castigado pela estiagem ano passado.

No caso de São José do Cerrito, os poços artesianos serão implantados nas localidades de Bela Vista, São Geraldo e Campina Dorgelo. "Já temos o levantamento completo desses projetos e falta apenas a liberação do dinheiro para atender às comunidades. Água para os animais há em abundância, o problema é a água para consumo humano", comentou o prefeito José Maria Branco.

O convênio confirmado ontem, é fruto de uma das viagens da comitiva de prefeitos à Brasília, quando manifestaram a preocupação com as consequências da estiagem. O que mostraram os prefeitos foi que a falta de chuva regular estava comprometendo a atividade agrícola na maioria dos municípios da Serra Catarinense.

O deputado Mandaner observou que em todo Estado 138 municípios foram atingidos pela estiagem ano passado e receberão o auxílio do governo federal. "A demora na liberação dos recursos foi devido ao levantamento das áreas atingidas pela estiagem. Mas o dinheiro já está disponível", afirmou.