Igreja do Tanque será revitalizada

A Igreja de São Bom Jesus, um dos cartões postais de Cerro Negro, está localizada na comunidade do Tanque, distante cerca de 12 quilômetros da sede do município. O lugar se destaca por sua estrutura rústica, porém de uma beleza esplendorosa, tanto que os motoristas que transitam por ali costumam parar seus veículos para registrar em fotos a formosura e grandiosidade do templo sagrado.

Construída na década de 50 pelos próprios moradores da localidade, a igreja foi sede de grandes eventos. No local, por exemplo, acontece anualmente uma das festas mais tradicionais e prestigiadas do interior do município de Cerro Negro. Agora, o ambiente de oração será restaurado com recursos da Baesa Energética, através de projeto encaminhado pela Administração Municipal. O investimento será de R$ 10,6 mil na reforma do ambiente. De acordo com o prefeito Janerson José Delfes Furtado, o “Téba”, toda a estrutura física será melhorada, desde a troca do telhado e o assoalho até a pintura interna e externa. “Se trata de um cartão postal de nossa cidade, portanto, precisa ser restaurado”, disse o prefeito cerronegrense, completando que a igreja faz parte da história do município que não pode ser esquecida com o tempo. “Muitos casais trocaram alianças no local, ainda presenciaram a primeira eucaristia e o próprio matrimônio de seus filhos na igreja, por isso é um lugar especial, sem contar a extrema beleza da estrutura que serve de referencia na região”, reiterou Téba.

A comunidade do Tanque, uma das mais antigas do município, já chegou a contar com presença de mais de duzentas famílias residentes. Isso aconteceu nas décadas de 50, 60 e 70, em pleno pico da extração da madeira e a existência de três madeireiras de grande porte instaladas nas redondezas. Atualmente esse número caiu bastante, não passando de 70 famílias. O fim da fase da madeira e as dificuldades enfrentadas na agricultura foram às principais causas dessa queda na população local.