Projetos garantem incentivos para os agricultores de Cerro Negro

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR – de Cerro Negro acaba de lançar três importantes projetos com o objetivo de assegurar as famílias cerronegrenses no meio rural. São eles: Água no campo, fomento da pecuária leiteira e Cerro Negro preservando o meio ambiente. Os projetos contam com o apoio e o incentivo da Prefeitura Municipal.

Segundo Ivanor Barbosa, técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, os programas vêem de encontro com as necessidades dos agricultores do município. “Nossa intenção é garantir a valorização do nosso homem do campo, fazendo com que consigam viver bem e com satisfação em suas propriedades”, destaca Barbosa.

Ivanor explica que todos os três projetos contemplam a maioria da população de Cerro Negro, haja vista que 83% dos quase 4 mil cerronegrenses, conforme o último senso, estão situados no meio rural.

De acordo com Ivanor, estão previstos diversas ações, dentre as quais, perfuração e instalação de poços artesianos em todas as comunidades, fomento a pecuária leiteira e de corte, principalmente oferecendo recursos para melhoramento na genética do rebanho e implantação de pastagens diferenciadas, além de cuidados com a preservação da fauna e a flora. “Precisamos estar atentos com o ambiente ao nosso redor, e isso, é uma das prioridades do programa em desenvolvimento. É muito importante que as fontes e as áreas de preservação sejam devidamente respeitadas. Além disso, o projeto inclui a implantação da coleta seletiva, mensalmente, em todas as comunidades rurais”, disse o funcionário público, bastante entusiasmado com a atitude do poder público municipal.

Para o prefeito Janerson José Delfes Furtado, o “Téba”, se trata de mais um grande avanço, o qual permitirá maior sustentabilidade no campo. “Nosso município sobrevive da agricultura familiar, portanto todo o incentivo e todo o apoio ao nosso agricultor se faz necessário e é de extrema importância”, ressaltou o prefeito.

Conforme Téba, a grande sacada nos dias atuais é assegurar as famílias no campo. “As grandes cidades já estão superlotadas. Não existem mais espaço e perspectivas de dias melhores para quem deixa o meio rural e se transfere para os grandes centros. A saída é profissionalizar o pequeno agricultor para que consigam experimentar novas alternativas. Viver no campo hoje é uma benção, basta saber explorar o que existe de melhor”, finalizou Téba.