CRIADA AGÊNCIA PARA DESENVOLVER O TURISMO DA REGIÃO DOS LAGOS

 

 

Foi criada oficialmente nesta quarta-feira, a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (ADREL). O presidente é o prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior, o “Bota”. A entidade já possui estatuto e personalidade jurídica.

A reunião que definiu os últimos detalhes da agência aconteceu na Amures. Também foi formado o Conselho Consultivo e fiscal da entidade que foi concebida numa parceria dos municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Pinhal da Serra, Bom Jesus, Esmeralda e Vacaria.

A agência tem a participação, ainda, da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) e da Baesa. O vice-prefeito de Pinhal da Serra, Delmar Jaguszewski, ficou de vice na diretoria da agência que foi registrada em cartório na tarde desta quarta-feira.

“Estamos há três anos trabalhando esta agência e só agora ela está concebida. O processo é lento, mas o que importa é que cada passo seja dado no seu tempo e de forma sódida, porque esta agência irá fomentar o desenvolvimento turístico sustentável do entorno do lago da hidrelétrica Barra Grande”, disse o prefeito Antônio Lopes Júnior.

O próximo passo será aprovação do Plano Diretor do Lago e para isso, os prefeitos irão em grupo numa audiência com a presidência do Ibama, em Brasília. Na reunião desta quarta-feira, também participaram dos encaminhamentos, a bióloga Nádia Boff Ribeiro, que já presta serviços à agência, o secretário executivo da Amures, Gilsoni Albino, o assessor ambiental da Amures, Alexandre Silva e o empresário César Lavoura, idealizador do projeto.

O vice-presidente da nova entidade, disse que a região dos lagos viverá um momento anterior e outro pós, a criação da agência. “A produção primária se fortalecerá. E articular o turismo com o meio rural será a grande novidade para fazer com que este projeto deslanche”, comentou Delmar Jaguszewski.

Os prefeitos e as entidades integrantes da agência serão chamados para assembleia geral nos próximos dias. Eles darão aval aos primeiros encaminhamentos, inclusive com o Ministério a Pesca que tem o compromisso de destinar recursos para famílias que sobrevivem desta atividade, no entorno do lado.

 OBJETIVOS DA AGÊNCIA: 

* Implantar e Desenvolver ações de planejamento, econômico, turístico atraindo recursos para investimentos.

* Apoiar e fiscalizar políticas públicas integradas à sociedade civil e a iniciativa privada para tornar a região referência internacional.

* Conceber e divulgar sobre os atrativos, serviços, produtos que priorizem soluções ao Desenvolvimento Sustentável.

* Disponibilizar meios para a capacitação técnica e a organização dos municípios que compõe a região, estimulando a integração e a coordenação de suas lideranças e instituiçães publicas.

* Divulgar sobre os atrativos (serviços, produtos da oferta turística da região).

* Divulgação permanente do destino turístico e lazer nacional e internacional.

* Articular, estimular, participar do associativismo em nível estadual, nacional e internacional.

* Promover e realizar consultorias e acessórias melhorando a qualidade de vida da região;

* Coordenar programas de capacitação e treinamento para implementação do pólo turístico e a integração econômica na região.

* Promover condições e estimulo as atividades culturais.

* Valorizar e articular o desenvolvimento das memórias culturais da região.

* Promoção das potencialidades e oportunidades da região.

* Receber e promover o intercâmbio de investidores interessados com as autoridades municipais e regionais.

* Planos de ação que englobem os poderes publico e privado de metas de investimentos e na identificação de oportunidades de negócios e empreendimentos no entorno do reservatório.

* Promover a  formação de parcerias, convênios e contratos  entre instituições, universidades e empresas  publicas, privadas nacionais e internacionais,  buscando a captação de recursos técnicos  e financeiros.

* Interação e fortalecimento das diversas entidades.

* Promover, implantar e gerenciar projetos que contribuam com o desenvolvimento regional como incubadoras de empresas, cooperativas, arranjos produtivos locais, parques tecnológicos, turísticos, culturais, consórcios municipais e outros.

 PARQUE DOS LAGOS: 

* Utilização da Região do Lago da UHE Barra Grande para desenvolvimento de projetos dentro dos objetivos da ADREL.

* A Lâmina de água do reservatório cerca de 90km² ou 100 km de extensão com exceção das zonas de exclusão próxima da barragem são possíveis de serem utilizadas.

  ATIVIDADES INÍCIAS: 

* Mapeamento das áreas potenciais identificadas no Plano de Uso do Lago e relação com os pontos potenciais conhecidos e identificados pelos municípios.

* Mapeamento dos Projetos e iniciativas já incorporadas nos planos de administração municipal que possam incorporar o projeto do Parque dos Lagos.

* Mapeamento dos Pontos de acesso ao reservatório mapeados no Plano de Uso e comparativo com os existentes.

* Levantamento das potencialidades do entorno que podem incorporar o projeto (Fazendas, Cachoeiras, Belezas Cênicas, Grupos de Artesã).

* Avaliação de locais para trilhas ecológicas.

* Definição do local da sede do Parque – Projeto Ancora.

* Gestão junto ao IBAMA para aprovação do PCAU após verificação da situação do zoneamento do PCAU em relação as potencialidades levantadas pelos municípios, propor inclusões ou alterações  se necessário para adequação, interface com BAESA.

* Implantação de benfeitorias inicialmente acessos licenciados e autorizados.  

* Busca de investidores – alimentação.

* Busca de investidores – hotelaria.

* Busca de investidores (Lazer, trilha, barco).

* Cadastro de artesãos locais; Parceria com arte catarina; Parceria com empresas de matéria prima para artesanato.

* Avaliação de possíveis fontes de recurso para financiamento de projetos ( avaliar possibilidade de leis de incentivo estaduais e federais)

* Implantação de Cronograma

METAS:  

* Saude e Segurança

* Educação Ambiental

* Parceria com Teatro (atores locais)

* Promoção de Cursos de Capacitação

* Implantação de trapiches/ancoradouro/marinas

* Treinamento de guias e monitores locais (acadêmicos que tem familiares no município).