Saúde tem novo secretário em Cerro Negro

A Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Negro conta com um novo secretário. Roberto Francisco de Oliveira, natural de Campo Belo do Sul e atualmente reside em Cerro Negro, antes atuava junto ao Esporte, sendo responsável pela CME do município.

Roberto é formado em Educação Física e diz ser um aprendizado diário e um desafio assumir a Secretaria de Saúde. “A saúde é uma área muito séria e vamos fazer o máximo para atender a todos da melhor maneira possível e dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado. Essa é a primeira experiência que tenho na área da saúde, mas o conhecimento a gente vai buscar dia a dia”, comentou Roberto destacando que acredita ter sido designado ao cargo pelo bom trabalho que vinha desempenhado a frente do Esporte do município.

Ele destaca que não tinha conhecimento da real situação da secretaria. “A ex-secretária repassou algumas informações e estou descobrindo aos poucos como é o andamento dos trabalhos, porém a secretaria tem uma equipe muito boa, todos são parceiros e ajudam bastante”, frisou.

O secretário destaca algumas dificuldades encontradas nesse início de atividades, como a licença da farmacêutica e a falta de profissional da área, uma vez que estão tentando suprir essa necessidade com a contratação temporária de um novo profissional, porém estão tendo dificuldades em encontrar.

A Unidade de Saúde conta com dois médicos, porém a saída do médico psiquiatra é outro fator que estão buscando solucionar. Quando assumiu, Roberto se deparou com a falta de profissional na área de vigilância sanitária, a qual já foi suprida com a contratação desse profissional, também já contrataram uma diretora de saúde e estão iniciando as atividades de NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, com a contratação dos profissionais que já estão atuando com o grupo de apoio ao ESF e a atenção básica.

A equipe da saúde realiza reunião semanal, todas as sextas – feiras, buscando resolver os problemas corriqueiros e ter a oportunidade de ouvir os colaboradores que trazem os problemas buscando apontar as mudanças. “Acredito que tem que ter um trabalho em conjunto e estar por dentro do que está acontecendo, é fundamental para o bom andamento das atividades da secretaria”, comentou.

Além das atividades desenvolvidas na unidade, os atendimentos nas comunidades do interior também visam levar um atendimento humanizado às famílias que residem nas comunidade mais distantes da sede do município, além de trabalharem em forma de plantão nos finais de semana com deslocamentos até Lages ou Campo Belo.

O secretário finaliza destacando que dará continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado, buscando atender a todos sem distinção política e que vai buscar reduzir gastos dentro da secretaria. “Nossa secretaria tem gastos que podem ser reduzidos e vamos buscar diminuir esses índices”, finalizou.

Roberto enfatiza o início da Campanha da Vacinação contra gripe que iniciou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho e as pessoas que fazem parte do grupo de risco já podem procurar a Unidade de Saúde para realizar a vacina.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos