Programa Violetas é desenvolvido em Cerro Negro

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou recentemente o Programa Violetas, no município de Cerro Negro.

O projeto é direcionado às gestantes devidamente cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a responsável pela pasta de assistência social, Irene Guarda, a iniciativa permite que as participantes possam confeccionar todo o enxoval do bebe em gestação. Segundo ela, o trabalho é desenvolvido paralelo com o Programa Cegonhas, da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha o pré-natal da criança.

As oficinas acontecem uma vez por semana, nas manhãs de terças-feiras, na sala de reuniões da secretaria. A coordenadora das oficinas, Rute Raitz, disse que no primeiro encontro, as participantes foram contempladas com um curso de capacitação para confecção do trocador do nenê, com a colaboração da Associação de Mulheres Madre Paulina, através de sua presidente Marilanda Pucci.

Conforme ela, durante o ano, além de palestras e orientações, as gestantes podem desenvolver o enxoval completo do futuro filho, desde calças plásticas até o vestuário da criança. No entanto, conforme Rute, para que elas possam levar pra casa o material produzido, gratuitamente, é necessário que as futuras mamães tenham um percentual mínimo de 75% de frequência nas oficinas.

Para a Assistente Social, Regina Brascher Vieira, o Programa Violetas também é importante porque o aprendizado pode refletir em renda dentro de casa. “Além da economia na confecção do enxoval, as gestantes aprendem diversos trabalhos manuais que podem muito bem servir para aumentar a renda das famílias, e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, avaliou a profissional da área.