Cerro Negro avançou 25 posições no índice do IFDM

A última pesquisa realizada no ano de 2009, mas divulgada recentemente, aponta que Cerro Negro subiu 25 posições no ranking do índice Firjan de Desenvolvimento dos Municípios, em relação ao ano de 2000.  Atualmente, Cerro Negro ocupa a 268ª posição entre os 293 municípios do Estado. Para o prefeito Janerson José Delfes Furtado (Téba), esse crescimento serve como incentivo, pois representa que o trabalho está sendo realizado de forma correta. “Isso mostra na realidade que o nosso município está em franco desenvolvimento, inclusive ultrapassando seis outros municípios da serra catarinense”, destacou o prefeito, bastante satisfeito.

Téba atribui esse crescimento a um trabalho coletivo do poder público e a população local. “Percebemos que a autoestima de nosso povo melhorou consideravelmente nos últimos anos. Hoje os cerronegrenses sentem orgulho de sua terra natal, valorizam mesmo a sua cidade, e isso não tem valor algum que pague”, ressaltou.

A cidade com o melhor índice é Araraquara – SP. Em Santa Catarina, o município mais bem situado pelo instituto de pesquisa é Jaraguá do Sul, que ocupa a 26ª posição do ranking brasileiro.

IFDM avalia todos os municípios brasileiros

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) nasceu em resposta à necessidade de se monitorar anualmente o desenvolvimento sócio-econômico de uma região, considerando as diferentes realidades de sua menor divisão federativa: o município.Emprego & renda, Educação e Saúde constituem as três esferas contempladas pelo IFDM, todas com peso igual no cálculo para determinação do índice de desenvolvimento dos municípios brasileiros. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior será o nível de desenvolvimento da localidade, o que permite a comparação entre municípios ao longo do tempo.O IFDM distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. Por ter recorte municipal, foram privilegiados os aspectos básicos indispensáveis ao desenvolvimento local.

VARIÁVEIS QUE COMPÕEM O CÁLCULO DO ÍNDICE IFDM

Emprego & Renda:

*       Geração de emprego formal*       Estoque de emprego formal*       Salários médios do emprego formal*

Educação

Saúde

*       Número de consultas pré-natal*       Óbitos por causas mal definidas*       Óbitos infantis por causas evitáveis